Se você está visitando a Tailândia e acessou o Google hoje, provavelmente se deparou com um Doodle diferente do habitual.
Isso porque a plataforma está celebrando o 106º aniversário de Juntree Siriboonrod, considerado o “pai da ficção científica tailandesa”.
Nascido em 1917, pouco se sabe sobre a infância de Siriboonrod. No entanto, seus fãs mais fervorosos podem imaginar que ele tenha viajado de um universo alternativo ou até mesmo combatido aliens desde o berço.
Mas, em verdadeiro estilo de ficção científica, ninguém sabe ao certo sua história de origem!
Inicialmente, o autor trabalhou como funcionário público do governo tailandês no Departamento de Combustíveis do Ministério. Depois de se tornar professor de ciências do ensino médio, Siriboonrod começou a escrever artigos e histórias com foco em ciência.
Em 1945, ele colaborou com a Sociedade de Ciências da Tailândia para escrever a revista científica tailandesa Witthayasat Mahatsachan.
Durante esse tempo, ele publicou uma coleção de contos de ficção científica chamada Phu Dap Duang Athit, ou O Homem que Apagou o Sol, que ainda é celebrada na Tailândia até hoje.
Em 2005, a Sociedade de Ciências da Tailândia e o Fórum de Escritores e Editores de Ciência estabeleceram o Prêmio Juntree Siriboonrod em sua homenagem.
O prêmio celebra as realizações no campo da ficção científica tailandesa e serve como um lembrete do impacto literário de Siriboonrod.