O Google está homenageando o 97º aniversário de Satoshi Kako com um Doodle especial, visível apenas para os usuários no Japão.
Kako foi um famoso autor e ilustrador japonês de livros infantis, que ainda são lidos até hoje.
Nascido em 30 de março de 1926, em Kunitaka, na Prefeitura de Fukui, Kako era cercado por crianças talentosas que o encorajaram a se dedicar ao desenho. Ele estudou química na Universidade Imperial de Tóquio (agora conhecida como Universidade de Tóquio) e se formou em 1948.
Durante sua época de estudante, Kako ingressou em um grupo de estudo de teatro e começou a escrever roteiros e criar cenários para peças infantis.
Após se formar, Kako conseguiu um emprego em uma grande empresa química japonesa, onde organizou shows de marionetes e apresentações tradicionais de kamishibai (teatro de papel) para os filhos de seus colegas.
Motivado pelos sorrisos do pequeno público e elogios dos colegas de trabalho, Kako escreveu seu primeiro livro infantil em 1959, intitulado “Damu no Ojisan-Tachi” (Tios da Barragem), sobre como as barragens são úteis para a sociedade. Ele continuou criando obras-primas ao longo das próximas três décadas.
Kako é mais conhecido pela série “Daruma-chan” sobre um menino chamado Little Daruma, que vivencia inúmeras aventuras e faz novos amigos ao longo do caminho. Ele também escreveu muitas histórias que ensinavam às crianças sobre temas cotidianos, como escovar os dentes, jogos tradicionais japoneses, culinária e muito mais.
Ao longo de sua longa carreira como autor, Kako ganhou muitos prêmios, como o Prêmio Especial Takahashi Gozan em 1985, o Prêmio Japonês de Leitura Científica em 1991 e o Prêmio de Cultura de Kanagawa em 2009.
Assim, nesta data especial, o Google presta homenagem a Satoshi Kako, um ícone da literatura infantil japonesa, cujas obras educativas e estimulantes continuam a encantar jovens leitores em todo o país.