Google celebra Dia Internacional da Verificação de Fatos com parcerias para combater desinformação

O Google anunciou novas parcerias para combater a desinformação e promover a alfabetização midiática em todo o mundo.

Em comemoração ao Dia Internacional da Verificação de Fatos, a empresa está expandindo sua Teen Fact-Checking Network para a Alemanha e o Brasil.

O programa formado por alunos do ensino fundamental e médio desmascara a desinformação viral e compartilha dicas de educação midiática.

Com o apoio do Google, a organização MediaWise desenvolveu planos de aula para professores do ensino fundamental e médio para ajudá-los a ensinar seus alunos a desenvolverem habilidades de alfabetização midiática.

Além disso, o Google e o YouTube anunciaram o investimento de US$ 13,2 milhões na Rede Internacional de Verificação de Fatos para lançar um novo Fundo Global de Verificação de Fatos.

Com lançamento previsto para os próximos dias, o Fundo apoiará mais de 130 organizações de verificação de fatos de 65 países, cobrindo mais de 80 idiomas. Com base em nosso trabalho anterior para lidar com a desinformação, esta é a maior doação individual do Google e do YouTube em verificação de fatos.

A empresa também está em parceria com a Public Library Association, uma divisão da American Library Association, para fornecer treinamento para aproximadamente 1.000 bibliotecários e funcionários da biblioteca por meio do programa Super Searchers.

O programa é baseado em um currículo que irá ajudar a desenvolver habilidades de educação midiática. Os bibliotecários serão incentivados a treinar seus clientes em bibliotecas nos EUA e na Europa.

Essas parcerias reforçam o compromisso do Google em combater a desinformação e tornar a web um espaço mais seguro.

A empresa reconhece a importância da verificação de fatos e da educação midiática para promover a tomada de decisões informadas pelos usuários da internet.

O Google espera continuar a apoiar organizações e indivíduos que trabalham para tornar a web um lugar mais confiável e seguro para todos.

Comente!

You May Also Like