A Adobe apresentou uma ferramenta de inteligência artificial chamada Firefly. Com ela, será possível inserir comandos de texto para modificar imagens com mais rapidez.
Em uma demonstração do programa, foi possível ver o recurso “Generate Variations” em ação, que permite a geração de diferentes versões de uma imagem após destacar um elemento em várias camadas.
Um dos recursos mais interessantes do Firefly é a possibilidade de alterar imagens através de texto. Por exemplo, é possível pegar uma foto de verão e digitar “transformar em paisagem de inverno”, sem precisar de qualquer edição por parte do usuário.
Outro ponto forte da ferramenta é a capacidade de mudar automaticamente a imagem em que o usuário está trabalhando, usando IA generativa para criar um pincel com base em partes já presentes na imagem.
Com o lançamento do Firefly, a Adobe se une a outras empresas que vêm investindo em tecnologias baseadas em IA, o que aponta para uma tendência cada vez mais forte em um mundo cada vez mais digital.
A empresa afirmou que o novo recurso será lançado primeiro como uma versão beta privada e que a criatividade e as habilidades dos criadores serão destacadas e protegidas, de forma a oferecer mais benefícios aos usuários.