A Samsung anunciou o lançamento de sua própria linha de chips UWB (Ultra-Wideband), possivelmente destinados a smartphones e rastreadores de objetos de próxima geração da marca.
Combinando rádio frequência, memória flash, banda básica e tecnologia de gerenciamento de energia em um único chip, a novidade traz funções de criptografia física e eficiência energética, ideais para aplicações em Internet das Coisas e no setor automotivo.
Ainda mais empolgante é a possibilidade de a tecnologia UWB permitir rastreamento de objetos com precisão de centímetros, dispensando o uso de GPS em aplicações de realidade virtual e aumentada.
Além disso, já se sabe que alguns equipamentos militares especializados também utilizam UWB para enxergar através de paredes.
Embora a Samsung não tenha divulgado um cronograma de lançamento para produtos que usam a tecnologia, há rumores de que o Galaxy SmartTag+ possa usar um chip Exynos UWB.
O novo chip Exynos Connect U100 foi certificado pelo Consórcio FiRa, que supervisiona os padrões de interoperabilidade UWB, sugerindo que a espera por novidades pode ser curta.