A Microsoft está trazendo IA para seus aplicativos principais, incluindo Word, Excel, PowerPoint e Teams, para concorrer com a investida do Google na mesma área.
O “Microsoft 365 Copilot” é a resposta da empresa à recente tentativa do Google de incorporar a IA em sua plataforma Google Workspace, incluindo o Gmail, Docs, Slides, Sheets, Meet e Chat.
As capacidades prometidas são similares, como a capacidade de usar a IA para gerar rascunhos de e-mails e documentos, analisar e extrair insights de planilhas e priorizar e-mails para resposta de forma inteligente.
No entanto, para a Microsoft, os benefícios em produtividade são muito maiores do que em busca.
O Office da Microsoft e os serviços em nuvem relacionados geraram mais de US$ 67 bilhões em receita no último ano fiscal da empresa, um aumento de 30% em relação ao ano anterior e representando mais de um terço da receita total da empresa.
Agora, adicionando IA à equação, a Microsoft está tentando reinventar o Office novamente.
“Isso transformará radicalmente como os computadores nos ajudam a pensar, planejar e agir”, disse o CEO da Microsoft, Satya Nadella, na apresentação de quinta-feira.

As novas ferramentas da Microsoft incluem uma nova ferramenta de bate-papo para negócios que “reúne dados de documentos, apresentações, e-mails, calendário, anotações e contatos para ajudar a resumir bate-papos, escrever e-mails, encontrar datas importantes ou até mesmo escrever um plano com base em outros arquivos de projetos”, afirmou a Microsoft em um comunicado.
Embora a Microsoft esteja trabalhando em estreita colaboração com a OpenAI nessas tecnologias, ela não simplesmente conectou a ferramenta ChatGPT ao Microsoft 365, disse Jared Spataro, vice-presidente corporativo da Microsoft de Trabalho Moderno e Aplicativos de Negócios na apresentação.
Segundo ele, a tecnologia é uma série sofisticada de interações entre o conteúdo e arquivos do cliente, o Microsoft 365 e um grande modelo de linguagem que trabalha com texto legível por humanos.
A Microsoft está anunciando o Copilot em meio a uma crescente preocupação com suas iniciativas em IA e dúvidas sobre se a tecnologia está realmente pronta para o prime time.
A empresa fez uma série de ajustes na prévia de IA do Bing após o chatbot de busca dar informações imprecisas e sair dos trilhos em algumas interações com usuários iniciais.
O Copilot já está sendo testado com um pequeno grupo de clientes para obter o feedback crítico necessário para melhorar esses modelos à medida que eles crescem, disse a Microsoft. O preço e detalhes de licenciamento serão anunciados em breve.