O Google está trabalhando em uma nova forma de tornar as buscas na web ainda mais úteis. O “Search Companion” para o Chrome usará o Lens para dar mais contexto sobre a página atual.
Quando um usuário clica com o botão direito do mouse em uma imagem e escolhe a opção “Pesquisar imagem com o Google”, o Lens pode fornecer rapidamente informações sobre o que está sendo olhado e indicar novas fontes para aprender mais.
Agora, o Google está trabalhando em uma conexão mais profunda entre o Lens e o Chrome, com o novo recurso “Search Companion”.

Ao abrir o Search Companion, que será hospedado no menu lateral recentemente lançado pelo Chrome, o navegador começará a enviar informações sobre a página atual para o Companion.
Ou seja, inclui o título da página, as imagens que estão visíveis na tela e as pesquisas em alta que podem ser exibidas na barra de endereço do Chrome.
O Search Companion envia todas essas informações para um aplicativo da web que fará parte do Google Lens.
Embora ainda não saibamos exatamente como o Lens usará esses dados, o nome “Search Companion” sugere que ele usará o que está na tela para entender o contexto da próxima busca.
O objetivo é que os usuários possam encontrar informações de forma mais eficiente e rápida.
Por exemplo, ao olhar a página de um produto específico, como o Google Pixel 7, com o Search Companion, basta abrir o recurso e pesquisar por “ofertas”.
Com base no título da página e nas imagens que estão na tela, o Lens saberá que o usuário está procurando o Pixel 7 e talvez até saiba em que cor ele está interessado.
Embora ainda não saibamos exatamente como o Lens usará esses dados, é possível que o Search Companion possa ser semelhante ao recurso “Multisearch” que chegou ao Google Lens no ano passado.
Esse recurso permite combinar uma imagem e texto para reduzir os resultados da busca. O objetivo é tornar as buscas mais precisas e eficientes.
O lançamento do Search Companion pode ser revelado na Google I/O em maio, já que o desenvolvimento está em andamento desde pelo menos novembro de 2022 e o recurso deve estar chegando em breve em chrome://flags.