De acordo com John Mueller, do Google, os idiomas menos usados ou conhecidos na web não são considerados conteúdo de baixa qualidade apenas por serem menos conhecidos.
Em um post no Mastodon, John afirmou que “bom conteúdo é bom conteúdo”, independentemente do idioma em que é escrito.
Daniel Mealo perguntou: “A melhor recomendação no momento seria desindexar essas páginas para evitar o risco de perceber que é um conteúdo de baixa qualidade, mesmo que seja para um público-alvo localizado legítimo?”
Deveríamos remover esse tipo de conteúdo porque não há suporte para o código ISO hreflang? A resposta é não, de acordo com John Mueller.
John respondeu: “Se este for um bom conteúdo para um público de nicho, eu absolutamente não o removeria da indexação. Bom conteúdo é bom conteúdo. Seu site não será ‘penalizado’ por conteúdo em um idioma obscuro.”
“Não há código ISO-639-1 para o grego antigo, e eu não ousaria sugerir remover esse conteúdo da web”, acrescentou.
Então, o que fazer quando não há código ISO 639-1 para o idioma e você deseja usar hreflang? Você não usa hreflang. John escreveu anteriormente:
“Se não houver um código ISO 639-1 para um idioma, não há hreflang que você possa especificar lá. Um hreflang não é necessário para uma página. Não precisa fazer parte de um conjunto hreflang, não há vantagem de classificação se fosse.”
“A página pode ter palavras em qualquer idioma ou script, nossos sistemas tentarão indexá-la adequadamente e tentarão mostrá-la aos usuários que procuram essas palavras. Não importa se não há código de país ISO 639-1 para isso”, acrescentou John.