John Mueller, engenheiro do Google, afirmou no Twitter que o tamanho das páginas não é um fator de ranqueamento para o mecanismo de busca.
Isso significa que o Google não dá uma importância específica para páginas de um tamanho determinado quando decide a ordem em que os resultados são exibidos nas pesquisas.
No entanto, Mueller alertou que o tamanho da página pode ter um impacto indireto na experiência do usuário e, consequentemente, na classificação da página.
Se uma página for muito grande, pode levar mais tempo para carregar e fazer com que o usuário perca a paciência e saia do site.
Isso pode afetar a relevância do conteúdo e, portanto, o ranqueamento da página.
Outro ponto importante é que Mueller afirmou que as Core Web Vitals não devem ser uma prioridade para a maioria das pequenas empresas.
As Core Web Vitals são um conjunto de métricas que medem a experiência do usuário em sites, como a velocidade de carregamento e a interatividade.
Embora sejam consideradas importantes pelo Google, Mueller destacou que as pequenas empresas podem se concentrar em outras áreas mais importantes antes de se preocupar com as Core Web Vitals.
O tamanho do CSS (folha de estilo) também não afeta diretamente o ranqueamento no Google.
O que realmente importa para o mecanismo de busca é a relevância do conteúdo e a experiência do usuário.
Por isso, é fundamental criar páginas com um bom conteúdo e uma boa experiência de navegação, sem se preocupar excessivamente com o tamanho da página em si.