O Google Cloud descontinuou seu serviço B2B “Immersive Stream for Games” após o fechamento do Stadia do Google para consumidores.
A decisão foi tomada após o Google mudar o foco da divisão de desenvolvimento de jogos first- e second-party do Stadia para a disponibilização da tecnologia da plataforma por meio de parcerias comerciais.
Em outubro de 2021, a AT&T lançou o jogo Batman: Arkham Asylum para seus clientes 5G jogarem gratuitamente usando a tecnologia do Stadia.
Em março de 2022, esse serviço foi formalmente lançado como “Immersive Stream for Games”, um novo produto do Google Cloud que permitia que jogos de vídeo fossem transmitidos pela nuvem fora dos limites de um aplicativo com a marca Stadia.
No entanto, o serviço foi pouco utilizado por empresas, pelo menos em configurações públicas, com o único outro exemplo sendo uma demonstração de streaming de Resident Evil Village fornecida pela Capcom.
Antes do lançamento oficial do serviço, foi relatado que o Stadia estava sendo “despriorizado” em favor do “Immersive Stream”, com o Google oferecendo o serviço para empresas como a Bungie e a Capcom.
Depois do lançamento, o Google tentou retratar a situação como sendo o Stadia o primeiro cliente do “Immersive Stream”, em vez de uma relação oposta.
Agora, graças a um novo relatório de Stephen Totilo da Axios, sabemos exatamente o que aconteceu com o serviço.
Segundo Jack Buser, ex-diretor de jogos do Stadia, o “Immersive Stream for Games” estava intimamente ligado ao Stadia.
Portanto, quando o lado do consumidor do Stadia foi encerrado, também foi encerrado o lado empresarial dos serviços de streaming em nuvem do Google.