Google anuncia medidas contra aplicativos falsos que prometem melhorar desempenho de smartphones

Há anos, aplicativos que prometem melhorar a performance de celulares são comuns nas lojas de aplicativos, mas muitos deles não cumprem o que prometem.

A boa notícia é que, com o lançamento do Android 14, o Google está adotando uma postura mais rígida contra esses aplicativos enganosos.

De acordo com o site Esper, o Google está mudando uma API importante usada pelos aplicativos que encerram processos em segundo plano.

A maioria desses aplicativos utiliza a permissão KILL_BACKGROUND_PROCESSES para chamar uma função do sistema que encerra todos os aplicativos em segundo plano no telefone, liberando memória RAM e melhorando momentaneamente o desempenho do processador.

No entanto, o Android gerencia automaticamente esses processos em segundo plano e, na maioria dos casos, os processos encerrados serão reiniciados, colocando uma carga maior nos recursos do sistema.

A partir do Android 14, quando um aplicativo chamar essa função, o sistema permitirá que ele encerre apenas seus próprios processos em segundo plano.

Mesmo que o aplicativo esteja mirando em uma versão mais antiga do Android e enviando o nome de pacote específico de um aplicativo para ser encerrado, não terá efeito.

Na verdade, agora só é possível para um aplicativo do sistema, que detenha essa permissão, encerrar qualquer aplicativo que não seja o próprio.

Essa mudança na API já estava presente na versão de teste do Android 14 DP1, mas a documentação para a mudança só foi disponibilizada agora com a DP2.

Na documentação, o Google afirma claramente que “não é possível que um aplicativo de terceiros melhore o comportamento de memória, energia ou térmico de um dispositivo Android”.

O Google observa que “o Android é projetado para manter aplicativos em cache em segundo plano e encerrá-los automaticamente quando o sistema precisa de memória”, e diz que os desenvolvedores de aplicativos que encerram processos em segundo plano “devem garantir que seu aplicativo esteja em conformidade com a política do Google Play contra alegações enganosas”.

Desta forma, a empresa está aplicando medidas rigorosas contra esses aplicativos fraudulentos, e é bom ver que a empresa não está fazendo rodeios ao abordar o comportamento desses aplicativos.

Comente!

You May Also Like