O YouTube anunciou recentemente a remoção dos anúncios “Overlay Ads” de alguns vídeos a partir do dia 6 de abril de 2023.
Esses anúncios pop-up no estilo de banners frequentemente atrapalham ou obscurecem o conteúdo em execução no YouTube para desktop ou navegador.
A empresa confirmou a decisão em um post no fórum de ajuda do YouTube, onde a escolha foi confirmada como o formato de anúncio “herdado” que foi determinado como “disruptivo para os espectadores”.
Vale ressaltar que a opção não está disponível há muito tempo na plataforma móvel em favor dos formatos de anúncio pré, meio e pós-roll, que geralmente podem ser pulados.
A plataforma de vídeo também declarou que a remoção da opção de anúncios pop-up terá um “impacto limitado” nos criadores do YouTube.
Para amenizar isso, haverá uma mudança para “outros formatos de anúncio”, mas não foram compartilhados detalhes sobre o que eles constituirão.
Dado que os desktops são o único lugar em que os “Overlay ads” são mostrados, isso pode representar uma porção menor de anúncios exibidos em conteúdo monetizado elegível.
A partir de 6 de abril de 2023, não será mais possível ativar ou adicionar “Overlay Ads” no YouTube Studio ao acessar as opções de monetização.
Não está claro o que o Google planeja para substituir esses anúncios pop-up, mas “outros formatos de anúncio” podem incluir a recente função de “Tagging de Produto”, que permite que criadores marquem produtos usados ou apresentados em vídeos.
Essa mudança sem dúvida beneficiará os espectadores em desktop, pois os elementos intrusivos não mais obscurecerão ou conflitarão com o conteúdo do vídeo.
Alguns plugins de bloqueio de anúncios já são capazes de bloquear esse conteúdo, e ainda resta ver como isso pode ser substituído.