O Google anunciou recentemente as suas iniciativas chave para a Play Store e Android em 2023.
Uma das novidades é a introdução de componentes web3, incluindo a tokenização de ativos digitais como NFTs, em aplicativos e jogos da Play Store.
A gigante de Mountain View está em conversas com parceiros desenvolvedores para avaliar como possíveis mudanças de política podem apoiar essas oportunidades de forma responsável.
A Play Store já oferece aplicativos relacionados a blockchain e a Google terá mais novidades para compartilhar nos próximos meses.
Além disso, o Google lançou este ano a Play Developer Community como um fórum para melhorar o suporte aos desenvolvedores.
Para melhorar a privacidade dos usuários, a Google irá continuar aprimorando a seção de segurança de dados da Play Store com novas funcionalidades e políticas que visam dar mais clareza e controle sobre as práticas de exclusão de dados.
Os desenvolvedores são incentivados a coletar e usar somente os dados necessários para o funcionamento dos seus aplicativos e proporcionar experiências de usuário de qualidade.
Para famílias, a Play Store irá oferecer novas formas de descobrir ótimos aplicativos e mais atualizações de políticas para proteger a segurança das crianças.
Os desenvolvedores também se beneficiarão de atualizações de recursos altamente solicitados nos produtos de integridade e de acesso expandido à proteção automática de integridade, como o Play Integrity API.
O Google também fornecerá mais informações sobre permissões sensíveis que um SDK possa usar e se versões específicas do SDK podem violar as políticas da Play Store.
Em complemento, a empresa irá realizar um evento chamado #TheAndroidShow na quinta-feira, dia 9 de março às 10h00 (horário do Pacífico), com foco em telas grandes, dispositivos dobráveis e Jetpack Compose.