TikTok sob pressão: autoridades dos EUA avaliam banir o aplicativo

Embora para a maioria das pessoas o TikTok possa parecer apenas um aplicativo divertido com vídeos engraçados, os governos dos Estados Unidos e do Canadá veem a plataforma como uma ameaça à segurança nacional.

Desde a administração Trump, os EUA tem adotado uma postura mais dura em relação à China, o que pode levar a um possível banimento do TikTok. Agora, um senador americano está considerando a possibilidade de uma proibição nacional.

Mark Warner, presidente do Comitê de Inteligência do Senado, afirmou no programa Fox News Sunday que, junto com o senador republicano John Thune, irá apresentar um projeto de lei esta semana estabelecendo um quadro para banir ou proibir tecnologia estrangeira, se necessário.

Ao ser perguntado se essa tecnologia incluía o TikTok, ele respondeu que essa era “uma das possibilidades”.

“Você tem 100 milhões de americanos no TikTok, 90 minutos por dia”, disse Warner. “Eles estão coletando dados dos americanos. Eles não estão mantendo isso seguro”.

O senador também mencionou sua preocupação com a circulação de conteúdo ideológico ou propaganda no aplicativo. O projeto de lei já conta com o apoio inicial de ambos os partidos.

De acordo com a Reuters, a Comissão de Relações Exteriores da Câmara dos Deputados dos EUA votou nesta semana a favor de autorizar o presidente Joe Biden a proibir o TikTok à sua vontade.

A empresa controladora do TikTok, ByteDance, tem tido dificuldades em se defender, tendo inclusive congelado a contratação de um conselho externo de monitoramento que esperava acalmar os reguladores americanos.

Tanto a empresa quanto o governo chinês se manifestaram contra as proibições nos EUA e Canadá.

“Quão inseguro o superpoder do mundo pode ser ao ter medo de um aplicativo favorito dos jovens?” questionou Ning Mao, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China (via China Daily).

Via: Android Police

Comente!

You May Also Like