O Google anunciou que o modo de criptografia do lado do cliente do Gmail agora está disponível para empresas e organizações educacionais em geral, depois de ter sido lançado em beta no ano passado.
Esse recurso torna possível que nem mesmo o Google possa ver o conteúdo dos e-mails que ele está hospedando, com os dados sendo “criptografados antes de chegar aos servidores do Google”.
A empresa afirma que isso pode ser útil para empresas que precisam atender a padrões de privacidade ou conformidade rigorosos.

Em uma postagem em seu blog na terça-feira, o Google escreve que a criptografia do lado do cliente para o Gmail dá aos clientes “controle exclusivo sobre suas chaves de criptografia – e, portanto, controle total sobre todo o acesso aos seus dados”.
Os usuários podem criptografar e-mails que estão enviando dentro de sua organização, bem como e-mails que estão enviando para outras partes, mesmo que o destinatário não use o Gmail.
No entanto, o recurso não é destinado a todos – está disponível apenas para pessoas com contas Workspace Enterprise Plus, Education Standard ou Education Plus, não para contas pessoais.
Além disso, não é particularmente fácil de configurar, já que o processo parece ser direcionado aos departamentos de TI.
No início deste mês, a empresa também anunciou que a criptografia do lado do cliente estava disponível para o Google Calendar, permitindo que as empresas adicionem proteção adicional para a descrição e os anexos de um evento.