Quem usa um MacBook sabe que a duração da bateria é um fator importante para a experiência do usuário. Por isso, muitos usuários preferem o Safari ao Chrome, pois o navegador da Apple costuma consumir menos energia.
No entanto, o Google está determinada a mudar essa percepção e, após lançar um modo Economia de Energia, anunciou que realizou quatro otimizações no Chrome para Mac que permitem que o navegador tenha a mesma duração de bateria do Safari.
Os testes foram realizados em um MacBook Pro (13”, M2, 2022, com 8 GB de RAM e executando o macOS Ventura 13.2.1) com o Chrome 110.0.5481.100 em fevereiro de 2023, e mostraram que é possível “navegar por 17 horas ou assistir a vídeos no YouTube por 18 horas”.
Para efeito de comparação, a Apple afirma que o Safari tem autonomia de até 17 horas de navegação na web sem fio e até 20 horas de reprodução de filmes no app Apple TV.
Entre as otimizações feitas pela Google, estão a eliminação de redesenho desnecessário de páginas, a afinação de iframes, a configuração de temporizadores e a simplificação das estruturas de dados do navegador.
Segundo a empresa, essas mudanças não só aumentam a duração da bateria, mas também melhoram o desempenho do Chrome em computadores mais antigos.
Embora ainda seja cedo para afirmar se essas mudanças serão suficientes para fazer com que os usuários troquem o Safari pelo Chrome, é interessante ver que a Google está investindo em otimizações que tornem seu navegador mais eficiente em termos de energia. E você, costuma usar o Chrome ou o Safari em seu MacBook? Deixe sua opinião nos comentários!