A conectividade por satélite tem se tornado a mais nova tendência no mercado de comunicações e a Qualcomm está entrando nesse campo com seu novo produto, o Snapdragon Satellite.
Enquanto outras empresas continuam colocando o rótulo “5G” em seus novos telefones, a Qualcomm está apostando em oferecer capacidade de comunicação via satélite em smartphones Android.
A tecnologia de conectividade por satélite tem sido bastante comentada desde que a Apple lançou a possibilidade em sua série iPhone 14.
Embora a solução da Apple permita que seja usada apenas em situações de emergência, outras empresas e operadoras lançaram soluções que permitem aos usuários enviar mensagens de texto bidirecionais em áreas sem sinal de rede.
Na MWC 2023, a Qualcomm anunciou parcerias com vários OEMs de Android que planejam utilizar o Snapdragon Satellite em seus futuros smartphones. Isso inclui a Motorola, Nothing, Xiaomi, Vivo, OPPO e Honor.
De acordo com Francesco Grilli, vice-presidente de gerenciamento de produtos da Qualcomm, “ao incorporar o Snapdragon Satellite em dispositivos de próxima geração, nossos parceiros poderão oferecer recursos de mensagens por satélite graças a uma constelação LEO global madura e comercialmente disponível, que pode permitir que assinantes em todo o mundo se comuniquem ao ar livre com prestadores de serviços de emergência, bem como com familiares e amigos.”
A solução da Qualcomm com o Snapdragon Satellite promete trazer uma comunicação bidirecional integrada aos smartphones Android, como mensagens de emergência, SMS e outros aplicativos de mensagens.
Estará disponível em telefones que utilizem o Snapdragon 8 Gen 2, embora a empresa afirme que a tecnologia será expandida para seus chips de nível mais baixo e para todos os futuros sistemas 5G Modem-RF. A Qualcomm espera lançar o produto na segunda metade deste ano.
Além disso, outras empresas também estão trabalhando em soluções de conectividade por satélite para smartphones, como a T-Mobile e a Starlink, que estão colaborando para permitir a comunicação via satélite em smartphones, e a Samsung, que está trazendo a possibilidade para seus futuros modems Exynos.