O co-fundador da Microsoft, Bill Gates, em entrevista ao podcast “In Good Company”, disse que IA pode ser o maior evento de tendência desta década, e é importante que as empresas do setor estejam preparadas para a evolução desta tecnologia.
O avanço da IA vem ganhando espaço e empresas como a Microsoft e o Google estão trabalhando em chatbots em seus motores de pesquisas após o ChatGPT se mostrar promissor no momento.
Embora a Microsoft tenha permitido o lançamento do chatbot Bing para apenas alguns membros selecionados por enquanto, é possível que ocorra uma expansão em breve.
Já o Google está fazendo planos para um lançamento amplo do seu chatbot, chamado Bard, e segue realizando testes internos.
Entretanto, Bill Gates sinaliza que a gigante de Mountain View poderá ter uma queda em seus lucros com a evolução da tecnologia de IA e o lançamento do Bing Search, da Microsoft.
Gates explica que a Microsoft está investindo constantemente no campo de IA e avançando rapidamente. Em contrapartida, o Google poderá sofrer com a concorrência, o que pode impactar em sua receita.
Vale lembrar que em 2022, o Google registrou uma receita massiva de US$ 224 bilhões no mundo da publicidade, enquanto a Microsoft registrou receita de apenas US$ 18 bilhões no mesmo contexto.
O Bing Search da Microsoft é alimentado pelos mesmos criadores do ChatGPT, promete ser mais competente e dominante que o Google no mundo da pesquisa.
Enquanto o Google possui uma participação impressionante de 93% no mercado de pesquisa internacional, o Bing detém apenas 3% neste momento.