ESET destaca aumento de ameaças direcionadas a dispositivos Android na América Latina

A ESET divulgou o ESET Threat Report Q3 2022, que apresenta um aumento significativo de ameaças direcionadas a dispositivos Android na América Latina, com Brasil e México entre os países com o maior número de detecções.

O relatório destaca ainda o ecossistema criptográfico, que viu um aumento de sites de phishing bloqueados pela ESET que usavam o tema de criptomoedas, e um crescimento de spyware na plataforma Android.

Embora as detecções gerais de malware tenham diminuído em relação a 2021, o malware bancário foi uma exceção, com detecções dobradas em relação ao ano anterior.

Durante o terceiro trimestre de 2022, houve um aumento das campanhas de phishing e de upload de versões modificadas de jogos para lojas de aplicativos, contendo códigos maliciosos.

A ESET também observou um aumento significativo nas detecções de adware em Android durante o mesmo período.

Segundo a telemetria da ESET, os países com maior número de detecções de ameaças ao Android foram Brasil, Ucrânia, México, Rússia, Turquia e Estados Unidos.

Por outro lado, houve uma queda nas ameaças cibernéticas como um todo durante o terceiro trimestre de 2022, com destaque para arquivos HTML maliciosos incluídos em e-mails de phishing e um exploit que busca explorar uma vulnerabilidade do ano de 2017 no Microsoft Office classificada como CVE-2017-11882.

As detecções de ransomware na região também diminuíram, com o STOP ransomware liderando as detecções com 35%.

Comente!

You May Also Like