SEO Spam: o grande problema atual da Busca do Google

Mesmo após ajustes em seus algoritmos, o Google continua enfrentando um grande problema chamado: SEO Spam.

Esse problema é causado por sites populares, como aqueles voltados para concursos, editais, receitas, etc que se aproveitam da visibilidade para produzir artigos sobre assuntos que não são de sua autoridade, como notícias de tecnologia e bancárias.

Esses sites utilizam chamadas sensacionalistas para atrair a atenção dos leitores e muitas vezes esses títulos não condizem com o conteúdo dos artigos.

“ÓTIMA notícia para quem deseja o cartão de crédito do NUBANK”.

“Nubank tem SUPER NOVIDADE para seus clientes”.

“Surpresa total, Nova função do Nubank choca brasileiros”.

Como reportou os nossos colegas do 9to5Google esta semana, este é um problema global e tem prejudicado a qualidade dos resultados de busca.

Esses conteúdos de baixa qualidade produzem uma grande quantidade de palavras sobre o assunto, sem nunca fornecer uma resposta precisa. Isso tem dificultado a busca por conteúdo de qualidade ou por fontes originais.

O Google reconheceu esse problema e anunciou o seu update de “conteúdo útil” em 2020, que afirmava que o conteúdo de melhor qualidade, escrito por especialistas, teria um melhor ranqueamento, pois a Busca tinha como objetivo trazer um resultado relevante.

No entanto, mesmo após esse anúncio, ainda é difícil encontrar respostas precisas através da busca sem gastar muito tempo nessa busca e muitos sites utilizando a técnica de “SEO Spam” podem ser conferidos diariamente em recursos como o Discover.

Se o Google pretende abastecer o Bard com conteúdo de qualidade da web, é necessário que a empresa consiga encontrar uma forma de avaliar o conteúdo no qual está indexando.

Comente!

You May Also Like