Android 14 pode tornar a remoção de software desnecessário mais fácil

O Android 14 está oficialmente em andamento, e apesar de o Google não ter destacado mudanças significativas, alguns usuários já começaram a descobrir algumas mudanças interessantes no backstage.

Ao testar a nova geração do Android, Mishaal Rahman (do XDA-Developers) descobriu um menu de configurações escondido atrás de algumas configurações de desenvolvedor.

A nova versão das Configurações é chamada de “Spa” e oferece acesso a um serviço chamado “Controle de Instalação em Segundo Plano”.

Aqui, ele encontrou uma funcionalidade chamada “Aplicativos instalados em segundo plano” que visa e rastreia aplicativos instalados no seu telefone pelo fabricante original de equipamentos (OEM) e provedores de serviços.

O fabricante do seu dispositivo pode instalar aplicativos no seu dispositivo em segundo plano ou permitir que seu provedor de serviços e outros parceiros o façam.

Qualquer aplicativo listado aqui não é necessário para o funcionamento normal do seu dispositivo. Você pode desinstalar aplicativos que não quer.

Isso pode ser um grande passo para permitir que os usuários removam o software desnecessário de seus dispositivos, um problema que afeta os telefones Android há bastante tempo.

Esses aplicativos geralmente vêm na forma de jogos aleatórios ou cópias dos aplicativos da Google pelo fabricante original de equipamentos (OEM) ou provedor de serviços.

Normalmente, é possível desinstalar facilmente muitos desses aplicativos, mas outras vezes você só pode desativá-los nas configurações do aplicativo.

Embora seja cedo na fase de testes do desenvolvedor do Android 14, ainda não está claro se essa funcionalidade será incluída na versão final estável.

Apesar disso, a esperança é que essa funcionalidade ajude os usuários a se livrar do software desnecessário que muitas vezes é instalado em seus dispositivos sem o conhecimento deles.

A primeira versão do Android 14 para desenvolvedores está disponível para download e instalação manual em smartphones Pixel, desde o Pixel 4a 5G até o Pixel 7 Pro.

No entanto, não é recomendável instalar essa versão em seu smartphone principal, pois ainda se trata de uma versão inicial para desenvolvedores.

Comente!

You May Also Like