Nossos colegas do 9to5Google reportam que o Google adicionou um novo recurso ao seu navegador de desktop Chrome, permitindo que os usuários usem autenticação biométrica antes de preencher as senhas salvas.
Esse recurso estará disponível em computadores compatíveis e aproveitará os mecanismos de desbloqueio de impressão digital existentes armazenados em sistemas Mac ou Windows.
Em 2020, o Google introduziu a confirmação biométrica como uma alternativa para inserir informações de cartão de crédito ao fazer pagamentos online.
Além do navegador de desktop Chrome, o aplicativo do Google no iOS em breve adicionará autenticação de Face ID para acessar o aplicativo, e o Google também está lançando autenticação de impressão digital para acessar o modo de navegação anônima no Chrome para Android.
Para fornecer uma experiência de login unificada para os usuários, o Google também anunciou a nova API Credential Manager para desenvolvedores de aplicativos Android.
Essa API permite que os desenvolvedores simplifiquem o processo de autenticação para seus usuários agregando todos os métodos de login disponíveis em uma lista.
Espera-se que esse novo recurso forneça uma camada adicional de segurança às senhas salvas dos usuários e melhore sua experiência geral de navegação.
Com o aumento do número de transações online e a necessidade de senhas seguras, essa opção de autenticação biométrica é um passo à frente no fornecimento de acesso seguro a informações confidenciais.