Google anuncia Bard, chatbot rival do ChatGPT

O Google anunciou que está trabalhando em um competidor para o ChatGPT da OpenAI.

O “serviço experimental de IA conversacional”, alimentado pelo seu modelo Language Model for Dialogue Applications (LaMDA), se chama Bard e está sendo testado por um grupo limitado.

O CEO da Google, Sundar Pichai, anunciou o projeto em um post de blog hoje, descrevendo a ferramenta como uma combinação do “conhecimento mundial com o poder, a inteligência e a criatividade de nossos grandes modelos de linguagem” que responderá às consultas dos usuários e participará de conversas.

Inicialmente, o Bard será lançado com uma versão mais leve do LaMDA, que requer menos poder de computação, e estará disponível para um grupo de “testadores confiáveis”, antes de tornar-se “mais amplamente disponível para o público nas próximas semanas”.

A equipe do Google, particularmente do Google AI e da DeepMind, estão animadas para que usuários externos testem e deem seus feedbacks para melhoraris na qualidade e velocidade do Bard.

Não está claro exatamente quais serão as capacidades da ferramenta, mas parece que o chatbot será tão livre para usar quanto o ChatGPT da OpenAI.

Um vídeo de demonstração (acima), que pode ser assistido acima, mostra como os usuários poderão fazer consultas práticas ao Bard.

Em uma outra tela, trazendo a interface móvel do Google, mostra o Bard respondendo a uma pergunta antes dos tradicionais resultados de pesquisas.

Pichai escreve: “O Bard pode ser uma saída para a criatividade e um lançador para a curiosidade, ajudando a explicar novos descobrimentos do Telescópio Espacial James Webb da NASA a uma criança de 9 anos ou aprender mais sobre os melhores atacantes de futebol agora e depois obter drills para melhorar suas habilidades”.

Pichai também observa que o Bard “se baseia em informações da web para fornecer respostas frescas e de alta qualidade”, sugerindo que será capaz de responder a perguntas sobre eventos recentes – algo com o que o ChatGPT não consegue.

O CEO do Google ainda comenta:

“Em breve, você verá recursos baseados em IA na Pesquisa que destilam informações complexas e várias perspectivas em formatos fáceis de digerir, para que você possa entender rapidamente o panorama geral e aprender mais na Web: seja buscando perspectivas adicionais, como blogs de pessoas que tocam piano e violão ou se aprofundam em um tópico relacionado, como etapas para começar como iniciante. Esses novos recursos de IA começarão a ser lançados na Pesquisa Google em breve”.

“Vamos combinar o feedback externo com nossos próprios testes internos para garantir que as respostas de Bard atendam a um alto nível de qualidade, segurança e fundamentação em informações do mundo real. Estamos entusiasmados com essa fase de testes para nos ajudar a continuar a aprender e melhorar a qualidade e a velocidade do Bard”.

Bem vindo, Bard!

Comente!

You May Also Like