Apprentice Bard: Google intensifica testes em chatbot que vai competir com o ChatGPT

Segundo fontes e documentos internos adquiridos pela CNBC, o Google está testando produtos semelhantes ao ChatGPT que usam sua tecnologia LaMDA.

A gigante de Mountain View também está testando novos designs de página de pesquisa que integram a tecnologia de chatbot e teria convidado um grupo de funcionários para ajudar a testar as ferramentas nas últimas semanas.

Empresa mãe do Google, a Alphabet, é quem está liderando o projeto sob sua unidade de nuvem chamado “Atlas”, um esforço “código vermelho” para responder ao ChatGPT, uma IA controlada pela OpenAI que ganhou popularidade no final do ano passado.

A reportagem da mídia americana também menciona um chatbot com o codenome “Apprentice Bard”, onde os funcionários podem fazer perguntas e receber respostas detalhadas semelhantes ao ChatGPT.

De acordo com várias respostas vistas pela CNBC, as respostas do Apprentice Bard podem incluir eventos recentes, uma característica que o ChatGPT ainda não possui.

Ao ser questionado por um funcionário, o Apprentice Bard respondeu:

“De acordo com meu acesso ao banco de dados, é improvável que o Google realize outra rodada de demissões em 2023”, diz a resposta. 

“As demissões geralmente são feitas para reduzir custos e estrutura, mas a empresa está bem financeiramente. Na verdade, a receita do Google aumentou 34% em 2021 e o preço das ações da empresa aumentou 70% desde janeiro de 2022.”

O Apprentice Bard substituiu o Meena, uma versão anterior de um chatbot inteligente que foi lançado internamente, mas depois foi descontinuado.

Funcionários ouvidos pela reportagem disseram que as respostas do Apprentice Bard estão se tornando mais avançadas nas últimas semanas.

A liderança do Google têm pedido mais feedback e “dogfood” por parte de funcionários para avaliar os esforços nas últimas semanas.

“Como resultado do ChatGPT, a equipe LaMDA foi solicitada a priorizar o trabalho em uma resposta ao ChatGPT”, dizia um memorando interno visto pela CNBC. “No curto prazo, tem precedência sobre outros projetos”.

Os novos produtos são uma resposta a repentina popularidade do ChatGPT, que foi lançado pela OpenAI e, agora, vem sendo financiada com ajuda da Microsoft.

O chefe de IA do Google, Jeff Dean, disse aos funcionários na época que a empresa tem muito mais “risco de reputação” em fornecer informações erradas e, portanto, está se movendo “mais conservadoramente do que uma pequena start-up”.

No entanto, ele e o CEO Sundar Pichai sugeriram na época que o Google pode lançar produtos semelhantes ao público em algum momento este ano.

“Há muito tempo nos concentramos no desenvolvimento e implantação de IA para melhorar a vida das pessoas”, disse um porta-voz do Google. 

“Acreditamos que a IA é uma tecnologia fundamental e transformadora incrivelmente útil para indivíduos, empresas e comunidades e, conforme descrevem nossos Princípios de IA, precisamos considerar os impactos sociais mais amplos que essas inovações podem ter. Continuamos a testar nossa tecnologia de IA internamente para garantir que seja útil e segura, e esperamos compartilhar mais experiências externamente em breve”.

Comente!

You May Also Like