Google troca Ubuntu por Debian: O que isso significa para o mundo do software livre?

Se você é um usuário do Ubuntu, provavelmente já ouviu falar da distribuição Goobuntu. Essa distribuição Linux é usada pelo Google como plataforma de desenvolvimento interna, mas agora está sendo substituída por uma nova distribuição chamada gLinux.

O gLinux é baseado no Debian Testing, enquanto o Goobuntu é baseado em versões LTS (suporte de longo prazo) do Ubuntu. O Google decidiu mudar para o Debian Testing porque deseja testar e implantar novas atualizações mais rapidamente.

O processo de mudança do Goobuntu para o gLinux é feito com a ajuda de uma ferramenta interna do Google, que permite que a empresa migre seus sistemas do Ubuntu 14.04 LTS para o Debian 10 Buster. O Google também planeja contribuir com as mudanças para a comunidade Debian.

Embora essa mudança possa representar uma perda de receita para a Canonical, a empresa-mãe por trás do Ubuntu, o Google tem o direito de escolher a distribuição que melhor atenda às suas necessidades.

Este movimento do Google é um lembrete de que as grandes empresas têm o poder de moldar a paisagem do software livre. No entanto, isso também destaca a importância da comunidade de desenvolvimento de software livre, que pode trabalhar em conjunto para criar e melhorar distribuições Linux como o Debian.

Em última análise, a mudança do Google para o Debian Testing pode inspirar outras empresas a considerar alternativas para suas necessidades de distribuição Linux. Se isso resultará em mais desenvolvimento de distribuições Linux baseadas no Debian, só o tempo dirá.

Comente!

You May Also Like