O Google Notícias é uma plataforma que reúne notícias de diversas fontes ao redor do mundo e qualquer site pode se inscrever para ser incluído na lista de fontes.
Entretanto, alguns sites especializados em concursos e editais estão se aproveitando da audiência e visibilidade no serviço para produzir artigos sobre assuntos que fogem das suas autoridades, como notícias de tecnologia e bancárias.
Muitas vezes, esses sites utilizam títulos sensacionalistas para atrair a atenção dos leitores, como “ÓTIMA notícia para quem deseja o cartão de crédito do NUBANK”, “Nubank tem SUPER NOVIDADE para seus clientes” e “Surpresa total, Nova função do Nubank choca brasileiros”.
Esses títulos, geralmente, não condizem com o conteúdo dos artigos e podem causar frustração e desconfiança dos leitores.
Isso é preocupante, pois esses sites tem neutralizado aqueles que são especializados e oferecem conteúdo preciso e confiável.
É necessário que o Google tome medidas para garantir que sites com autoridade em seus setores tenham mais destaque no Google Notícias, e que os sites menos confiáveis sejam removidos ou limitados na plataforma.
Curadoria de conteúdo e IA poderia resolver esse problema
O Google tem algoritmos e políticas para garantir que as notícias sejam precisas e confiáveis, mas alguns sites ainda conseguem se aproveitar da plataforma para publicar conteúdo enganoso ou sensacionalista.
Uma solução para evitar essa situação seria o Google ter um maior controle das fontes do Google Notícias.
Isso poderia incluir medidas como aumentar a verificação de fontes antes de incluí-las na plataforma, ou até mesmo restringir o acesso a sites que têm histórico de publicar notícias falsas ou enganosas.
Além disso, o Google poderia desenvolver mecanismos para detectar automaticamente conteúdo enganoso ou sensacionalista e tomar medidas para remover esses sites da plataforma.
Poderia ainda utilizar técnicas de inteligência artificial e aprendizado de máquina para analisar o conteúdo e identificar padrões de fake news.
Essas medidas poderiam ajudar a proteger os usuários do Google Notícias de serem expostos a notícias falsas e enganosas, e garantir que a plataforma continue sendo uma fonte confiável de notícias.
O Google precisa tomar medidas para garantir a qualidade e a precisão das notícias veiculadas na plataforma, para que os usuários possam ter confiança nas informações que estão lendo.