Google quer ajudar na moderação antiterrorismo em sites pequenos

O Google está desenvolvendo uma ferramenta gratuita para ajudar sites menores a detectar e remover conteúdo extremista, de acordo com o Financial Times.

O projeto foi construído em parceria com a Tech Terrorism, apoiada pela ONU, e conta com o apoio do Global Internet Forum to Counter Terrorism (fundado pelo Google, Microsoft, Twitter e Meta).

A ferramenta será testada por dois sites não identificados ainda este ano e visa ajudar sites que não têm recursos para desenvolver algoritmos de detecção de IA ou contratar grandes equipes de moderação.

A Lei de Serviços Digitais da União Européia e a próxima lei de Segurança Online do Reino Unido exigirão que os publishers removam conteúdo extremista para evitar penalidades.

A ferramenta do Google pode ajudar a preencher uma lacuna no combate à atividade terrorista online, já que extremistas da desinformação costumam recorrer a canais menores que nem sempre são capazes de policiar adequadamente seus usuários.

No entanto, ela não será útil em sites que se recusam a moderar o conteúdo e não impedirá que os terroristas compartilhem material em serviços de mensagens criptografadas ou na Dark Web.

Via

You May Also Like