Chrome vai bloquear downloads de sites HTTP inseguros

O Google Chrome está lançando uma nova funcionalidade que irá bloquear downloads “como inseguros” quando eles forem originados de sites sem https. Essa funcionalidade se aplica tanto a downloads diretos quanto a redirecionamentos inseguros.

O https é um protocolo de segurança que criptografa as informações transmitidas entre o navegador e o servidor. Isso protege a privacidade dos usuários e evita que informações confidenciais, como senhas e números de cartão de crédito, sejam interceptadas por terceiros. Sites que utilizam o https são considerados mais seguros do que aqueles que não o utilizam.


A nova funcionalidade do Chrome visa proteger os usuários de downloads que podem ser perigosos ou não confiáveis.

Quando um usuário tenta fazer o download de um arquivo de um site sem https, o Chrome exibirá um alerta informando que o download pode ser inseguro. O usuário poderá optar por prosseguir com o download ou cancelá-lo.

Essa funcionalidade é especialmente útil para evitar o download de malware ou outros tipos de software prejudicial. Além disso, ela também pode ajudar a proteger os usuários de sites fraudulentos ou de phishing, que tentam roubar informações confidenciais dos usuários.

Como o recurso está sendo desenvolvido neste momento, é provável que não chegue até o Chrome 111.

You May Also Like