Google recebe sinal verde para atuar como instituição de pagamento no Brasil

De acordo com informações da Forbes, o Banco Central (BC) autorizou o Google a funcionar como “instituição de pagamento”, como “iniciador de transação de pagamento”.

A reportagem diz que a informação foi confirmada por meio de um publicação registrada no Diário Oficial da União, o que torna o Google Pay Brasil agora parte do sistema bancário.


“Empresas nessa modalidade iniciam a transação de pagamento ordenada pelo usuário final, porém não gerenciam conta de pagamento, nem detém em momento algum os fundos das transações iniciadas, segundo definição do BC”, diz o veículo.

Um porta-voz do Google Brasil comentou o sinal verde do BC: “representa mais um passo em nossa estratégia de oferecer mais opções de pagamento aos usuários por meio de nossas plataformas no Brasil”.

Há alguns meses, o Google Pay foi renomeado no Brasil para “Carteira do Google”.

O que é instituição de pagamento?

Instituição de pagamento (IP), segundo com o BC, é a “pessoa jurídica que viabiliza serviços de compra e venda e de movimentação de recursos, no âmbito de um arranjo de pagamento​, sem a possibilidade de conceder empréstimos e financiamentos a seus clientes”.

You May Also Like