Jerry Lawson, criador do cartucho de videogame, é destaque no Google

Embora não esteja visível para o Brasil, o Google está promovendo um Doodle jogável para celebrar o 82º aniversário do engenheiro eletrônico Gerald “Jerry” Lawson, conhecido como o criador do cartucho de videogame.

“O jogo interativo Doodle de hoje celebra o 82º aniversário de Gerald “Jerry” Lawson, um dos pais dos jogos modernos que liderou a equipe que desenvolveu o primeiro sistema de videogame doméstico com cartuchos de jogos intercambiáveis”, publicou o Google. 


“O Doodle apresenta jogos projetados por três artistas convidados e designers de jogos americanos: Davionne Gooden , Lauren Brown e Momo Pixel“.

Neste link você consegue acessar o Doodle e jogar alguns jogos no estilo quebra-cabeça, plataforma e estilo Breakout. Também é possível editar os jogos para personalizar seu desafio.

Gerald “Jerry” Lawson

Lawson nasceu no Brooklyn, Nova York, neste dia de 1940.

Ele mexeu com eletrônicos desde cedo, consertando televisões em seu bairro e criando sua própria estação de rádio usando peças recicladas. 

Ele frequentou o Queens College e o City College de Nova York antes de partir cedo para iniciar sua carreira em Palo Alto, Califórnia. 

Na época, a cidade e seus arredores eram conhecidos como “Vale do Silício” devido à explosão de novas e inovadoras empresas de tecnologia surgindo na área.

Ao chegar na Califórnia, Lawson ingressou na Fairchild Semiconductor como consultor de engenharia. 

Alguns anos depois, Lawson foi promovido a Diretor de Engenharia e Marketing do departamento de videogames da Fairchild, onde liderou o desenvolvimento do sistema Fairchild Channel F (o “F” significava diversão!). 

Este foi o primeiro console de videogame doméstico que apresentava cartuchos de jogos intercambiáveis, um joystick digital de 8 direções e um menu de pausa. 

O Channel F abriu caminho para futuros sistemas de jogos como Atari, SNES, Dreamcast e muito mais.

Em 1980, Lawson deixou a Fairchild para abrir sua própria empresa, a VideoSoft – uma das primeiras empresas de desenvolvimento de videogames de propriedade de negros. 

A empresa criou um software para o Atari 2600, que popularizou o cartucho desenvolvido por Lawson e sua equipe. 

Embora tenham fechado cinco anos depois, Lawson se solidificou como pioneiro no setor e continuou a consultar várias empresas de engenharia e videogames pelo resto de sua carreira.

Em 2011, a International Game Developers Association reconheceu Lawson como um pioneiro da indústria por suas contribuições aos jogos. 

A University of Southern California também criou o Fundo Gerald A. Lawson para apoiar estudantes sub-representados que desejam cursar graduação ou pós-graduação em design de jogos ou ciência da computação. 

As conquistas de Lawson são homenageadas no World Video Game Hall of Fame em Rochester, Nova York.

You May Also Like