Google e YouTube anunciam fundo para checagem de fatos

O Google e o YouTube anunciaram a criação do Fundo Global de Verificação de Fatos, doando US$ 13,2 milhões para a rede internacional de verificação de fatos do Poynter Institute.

O fundo apoiará uma rede de 135 organizações em 65 países para verificar informações em mais de 80 idiomas.

É a maior doação individual já feita pelo Google e pelo YouTube para combater a desinformação, um esforço que agrega o mesmo propósito aos programas existentes de ambas as empresas e aos programas por meio da iniciativa Google News.

O buscador diz que ajudar as pessoas a detectar desinformação é um desafio global.

O Fundo Global de Verificação de Fatos apoiará as organizações que realizam esse trabalho para que possam ampliar ou lançar novas iniciativas que destaquem conteúdo confiável de fontes confiáveis, reduzindo assim os danos causados ​​pelas famosas “notícias falsas” do mundo.

Organizações de checagem de fatos poderão usar os recursos para incorporar novas tecnologias, criar ou ampliar sua presença digital, otimizar ferramentas de verificação e aumentar a capacidade de atrair mais leitores, graças a formatos inovadores como áudio, vídeo e podcasts. O fundo será inaugurado no início de 2023.

A partir do ano que vem, o YouTube vai realizar uma série de treinamentos para organizações de checagem de fatos interessadas em saber mais sobre a plataforma e sobre melhores práticas para estratégias e engajamento com conteúdo em vídeo.

You May Also Like