Google e Serviço Geológico do Brasil lançam Sistema de Alertas de Inundações

Falamos recentemente sobre o FloodHub, serviço recém-lançado do Google que consegue prever inundações e, hoje, o Google Brasil trouxe mais detalhes dos parceiros que irão ajudar o buscador neste sistema de alertas.

O sistema brasileiro de alerta de enchentes baseado em inteligência artificial e aprendizado de máquina foi anunciado pelo Google e pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM), vinculada ao Ministério de Minas e Energia (MME), durante o Fórum Understanding Risk, organizado pela Organização Mundial Ofertas bancárias em Florianópolis (SC).


Já utilizada em outros países como Índia e Bangladesh, a tecnologia agora também será utilizada no Brasil, Colômbia, Sri Lanka e em 15 países africanos, incluindo Chade, Nigéria, República do Congo e África do Sul.

No Brasil, a novidade se soma às soluções de alerta do Google para desastres ambientais, como Alertas SOS e Avisos Públicos.

O Sistema de Alertas de Inundações combina conjuntos de dados como níveis de rios, indicadores meteorológicos e imagens de satélite, capacidade de computação e experiência em aprendizado de máquina para desenvolver sistemas automatizados de previsão e alerta de enchentes em todo o mundo.

O Google fornece essas previsões e alertas para indivíduos em risco, governos parceiros e organizações sem fins lucrativos (ONGs) em diversas regiões do mundo. No Brasil, o Sistema será implementado em duas etapas, em parceria com a SGB-CPRM:

  • Emissão de alertas de inundações ribeirinhas em tempo real para mais de 60 localidades em todo o Brasil – mostrando onde as inundações estão ocorrendo em tempo real;
  • Emissão de alertas com previsões de inundações geradas pelo time de hidrologia do SGB-CPRM e pelos sistemas do Google em áreas selecionadas do Brasil.

Esses alertas estarão disponíveis na Pesquisa Google, no Mapas e na nova plataforma de informações sobre enchentes do Google – FloodHub.

Ao longo dos próximos meses, a cobertura dos alertas e previsões será expandida para outras regiões do país. A parceria de sucesso entre Google e o SGB-CPRM fornece um modelo para outras organizações desenvolverem projetos ambiciosos de adaptação a riscos climáticos.

You May Also Like