É fácil se distrair com tantos aplicativos em seu telefone. A melhor maneira de reduzir o tempo de tela é restringir o uso e tirar esses aplicativos de vista.
Além disso, se você é pai ou mãe, não quer que seus filhos joguem em aplicativos o dia todo ou acessem aplicativos confidenciais, como bancos ou mídias sociais, com conteúdo chocante.
Felizmente, você pode mudar seus maus hábitos de smartphone com a ajuda de outro software. Veja como bloquear aplicativos no Android, se não restringir seus alertas.
Se você deseja aumentar sua produtividade ou proteger a si mesmo, outras pessoas ou crianças contra o uso excessivo de aplicativos, você pode encontrar as ferramentas certas para fazer com que seus dispositivos suportem seu estilo de vida mais saudável.
Como bloquear aplicativos no Android
Existem vários cenários em que você deseja restringir um aplicativo específico em seu telefone. Os pais podem querer garantir que seus filhos não acabem fazendo pedidos acidentalmente por meio de detalhes de cartão de crédito salvos, por exemplo.
Além disso, impedir o uso de aplicativos viciantes como o Instagram pode ajudá-lo a reduzir o vício em smartphones . Você pode superar constantemente seu desejo mental (ou de seu filho) por jogos para celular. Você nem precisa desinstalá-los completamente do telefone. Você sempre pode ter um dia de trapaça e usá-los sempre que quiser.
Você pode restringir aplicativos específicos ou escolher um período de tempo em que não poderá usar seu telefone. Você pode começar a aprender sobre ferramentas integradas e como impedir que aplicativos usem dados no Android com a ajuda delas. Para começar, você pode definir avisos e limites de dados por meio de suas configurações de Rede e Internet .
Para maior controle e ferramentas mais úteis, conheça essas outras formas de manter o uso do seu app sob controle.
1. Bem-estar digital
Começando com o Android 9 Pie, os telefones com Android padrão têm um utilitário integrado que registra o uso diário do dispositivo e informa exatamente o que ocupa seu tempo. Está disponível em Configurações > Bem-estar digital e controle dos pais . Caso não consiga encontrá-lo, você precisará baixar o aplicativo no Google Play.
Com o Bem-estar digital, você pode definir limites de aplicativos. Quando o limite de tempo de um aplicativo expirar naquele dia, seu ícone aparecerá esmaecido e você não poderá mais abri-lo. O Android também bloqueará as notificações do aplicativo para que você não fique tentado a desabilitar o limite depois de ver uma mensagem ou comentário não lido.
Para configurar um limite de aplicativo, inicie o Bem-estar digital. Toque em Dashboard e selecione o aplicativo no qual gostaria de colocar uma restrição. Toque na opção App Timer e defina a sua dose diária. Finalmente, aperte o botão OK .
Download: Bem-estar digital (grátis)
2. ActionDash
Se o seu telefone ainda não oferece suporte oficial ao Bem-estar digital, você pode usar uma alternativa de terceiros. Recomendamos dar uma olhada no ActionDash e como restringir aplicativos em dispositivos Android com suas ferramentas.
ActionDash tem todos os recursos do bem-estar digital e muito mais. Ele oferece informações exaustivas sobre o tempo de tela, um tema escuro, limites de aplicativos e uma série de outras opções de personalização. Ao contrário do Bem-estar digital, o ActionDash funciona em qualquer telefone com Android 5 Lollipop ou posterior.
Embora o ActionDash seja um download gratuito, os limites do aplicativo e o modo de inatividade são recursos premium. Isso requer um upgrade de US$ 7.
Download: ActionDash (gratuito, versão premium disponível)
3. AppBlock
AppBlock faz o mesmo que Digital Wellbeing e ActionDash, exceto que vai um passo além, permitindo que você bloqueie sites e até mesmo palavras-chave de aparecerem em sua tela.
Você pode acompanhar quais aplicativos você usa e quanto tempo você gasta em seu telefone. Também existe a opção de configurar diferentes perfis com suas próprias restrições. Por exemplo, um pode ser para o trabalho, outro para os intervalos e um terceiro para a hora de dormir.
O AppBlock tem muito a oferecer em termos de restrição de aplicativos no Android (e também está disponível em dispositivos iOS ), incluindo controle dos pais. A versão premium expande ainda mais suas ferramentas.
Se você quiser outras maneiras de reduzir as distrações, continue explorando como bloquear sites no Android, não apenas aplicativos.
Download: AppBlock (gratuito, versão premium disponível)
4. Google Family Link
Além de permitir que você oculte aplicativos, o Google Family Link tem uma opção para definir limites de aplicativos, que funciona de maneira semelhante ao Bem-estar digital. Assim, assim que o usuário esgotar seu limite diário, ele não poderá usar esse aplicativo até o dia seguinte. A diferença aqui é que apenas o pai tem a capacidade de controlar e ajustar as restrições.
Para saber mais sobre como configurar isso e definir limites de aplicativos, consulte nosso guia para proteger o telefone de uma criança com o Family Link .
Download: Google Family Link (Grátis)
5. Restrições da Google Play Store
Por fim, os pais também podem aproveitar os controles dos pais da Google Play Store para estabelecer restrições de download. Você tem a opção de definir a classificação de conteúdo para aplicativos, jogos, filmes e músicas. Junto com isso, a Play Store pede que você configure um bloqueio de PIN para que uma criança não possa simplesmente ajustar as restrições nas configurações.
Você pode encontrar o controle dos pais em Google Play Store > Ícone de perfil > Configurações > Família . O Google Play classifica jogos e aplicativos usando o sistema de classificação da sua região.
Reduza o uso de smartphones com essas dicas práticas
Como restringir aplicativos no Android ou em qualquer dispositivo é realmente sobre como ficar longe de seus gadgets e impedir que eles o puxem para trás.
Aplicativos viciantes e o emocionante toque de notificações são o motivo pelo qual é tão difícil desligar o telefone. Os métodos acima podem bloquear e restringir aplicativos e sites que ocupam a maior parte do seu tempo.
No entanto, há muito mais coisas que podem reduzir seu vício em smartphones ou proteger seu filho. Você não precisa desistir de tudo para fazer uma mudança positiva – basta seguir algumas dicas práticas para reduzir o uso do smartphone.