YouTube ganha vinheta de abertura para TV

Embarcando na ideia do “Tudum” da Netflix, aquela vinheta que surge ao abrir conteúdos do streaming, o YouTube agora tem uma para dizer que é sua.

Diferente da Netflix, a abertura do YouTube é mais simples e menos ousada, mas funciona como forma de atrair a atenção do expectador para o conteúdo a ser apresentado.


“Se você abriu o YouTube na TV da sua sala recentemente, provavelmente notou o novo som e a animação que são reproduzidos logo antes de seu aplicativo iniciar”, diz o YouTube.

“A ideia inicial por trás do som era ter algo vibrante, envolvente e facilmente reconhecível, para que assim que você o ouvisse – mesmo que estivesse longe de sua TV ou dispositivo – soubesse que algo estava prestes a aparecer no YouTube.”

O portal de vídeos afirma ainda que o som, produzido em conjunto com a Antfood, um estúdio de “marca sônica”, tem alguma características:

  • Humano. Um som que transmite a emoção, a textura e a imperfeição orgânica da humanidade.
  • Conectado. Um som com gestos musicais como melodia, harmonia e modulação que refletem a ideia de conectar interesses, pessoas e culturas.
  • Expressivo. Um som com texturas dinâmicas e melodias brilhantes, variando de pequeno a grande, próximo a distante e íntimo a ousado.
  • Baseado em histórias. Um som que, embora curto, dá a sensação de um arco narrativo, com começo e fim claros.

Além disso, diz que cada parte da mixagem reflete um “mergulho profundo”, “floreio ascendente”, “assinatura melódica”, “movimento tátil” e “harmonia sentimental”.

Para um áudio de poucos segundo, é bem difícil interpretar tantas sensações. Mas o time do YouTube acredita que cada espectador tenha uma experiência diferente.

Apesar da tentativa do YouTube, a vinheta não parece tão icônica como o “Tudum” da Netflix. Talvez precisamos dar um tempo para ver o que acontece.

You May Also Like