Google começa a implementar Passkey no Android e Chrome

O Google anunciou o suporte inicial para Passkeys (ou “chaves de acesso”) no Android e no Chrome para que os desenvolvedores possam testar novos recursos.

Para experimentar, os desenvolvedores podem se inscrever na versão beta do Google Play Services e usar o Chrome Canary, o lançamento na versão estável acontece ainda em 2022.


Caso você ainda não tenha ouvido falar, as Passkeys são um novo modelo de autenticação que chega para substituir o login com senhas.

A gigante de Mountain View explica como vai funcionar:

Passkeys são uma alternativa mais segura e segura às senhas. Eles também substituem a necessidade de métodos tradicionais de autenticação de segundo fator, como mensagem de texto, códigos únicos baseados em aplicativos ou aprovações baseadas em push. As Passkeys usam criptografia de chave pública para que as violações de dados de provedores de serviços não resultem em comprometimento de contas protegidas por chave de acesso e são baseadas em APIs e protocolos padrão do setor para garantir que não estejam sujeitas a ataques de phishing.

As Passkeys são o resultado de um esforço de toda a indústria. Eles combinam padrões de autenticação seguros criados na FIDO Alliance e no grupo de trabalho W3C Web Authentication com uma terminologia comum e experiência do usuário em diferentes plataformas, capacidade de recuperação contra perda de dispositivos e um caminho de integração comum para desenvolvedores. As Passkeys são compatíveis com Android e outras plataformas do setor.

Os usuários poderão criar e usar chaves de acesso em dispositivos Android, que são sincronizados com segurança por meio do Google Password Manager – assim como acontece com as senhas atuais.

You May Also Like