Google lança Chromebooks para jogos na nuvem

Após alguns meses de muitos boatos sobre o assunto, o Google e três grandes fabricantes de hardware estão anunciando a chegada de uma nova linha de Chromebooks que tem como foco os jogos na nuvem.

Embora os jogos por streaming funcionem na grande maioria dos dispositivos, os Chromebooks ganharam upgrades para melhor experiência.

Os modelos contam com telas com taxas de atualização de mais de 120 hz, telas de alta resolução (até 1600p), teclados com tecnologia anti-ghosting, teclados RBG, placas WiFi 6/6E e melhores especificações técnicas.

São três novos Chromebooks para jogos na nuvem que estão chegando ao mercado: o Acer Chromebook 516 GE, o Asus Chromebook Vibe CX55 Flip e o Lenovo Ideapad Gaming Chromebook. 

O Google também está trabalhando com fabricantes de periféricos como Acer , Corsair , HyperX , Lenovo e SteelSeries para criar um ecossistema de mouses, fones de ouvido e joysticks certificados.

John Maletis, vice-presidente de produtos, engenharia e experiência do usuário do ChromeOS no Google, disse durante a coletiva de imprensa que o Google vem trabalhando neste projeto há mais de dois anos.

“Então, há dois anos, nos propusemos a fazer a melhor experiência de jogo possível e torná-la acessível a mais e mais pessoas”, disse Maletis. “Queríamos reduzir o tempo necessário para jogar esses jogos incríveis e reduzir drasticamente o custo de admissão sem sacrificar o desempenho.”

“É um projeto que envolve vários participantes diferentes em todo o ecossistema de laptops, desde fabricantes de chipsets até o sistema operacional, Chrome OS, desenvolvedores de aplicativos, fabricantes de periféricos e provedores de infraestrutura. Partimos em uma visão para entregar uma indústria em primeiro lugar. E estamos muito empolgados em revelá-lo hoje.”

O executivo do Google disse ainda que nos novos Chromebooks os jogos podem ser iniciados com um único clique e funcionam com parceiros como a NVIDIA, Amazon e Microsoft para acesso a GeForce Now, Luna e Xbox Game Pass respectivamente.

Sobre a decisão de descontinuar o Google Stadia, Maletis comentou que o Google está comprometido em rodar jogos nos Chromebooks e não importa em qual serviço os jogos estejam sendo oferecidos.

“Muitos de vocês viram as notícias de algumas semanas atrás sobre a decisão do Google de encerrar o Stadia, que era nossa plataforma de jogos na nuvem”, disse Maletis. 

“Eu realmente gostaria que eles tivessem tido sucesso. Mas eu quero enfatizar isso desde o início deste programa. Voltando dois anos atrás, tivemos uma abordagem muito baseada em princípios e dissemos que queremos ser agnósticos em jogos na nuvem. Queremos aparecer onde nossos usuários estão aparecendo e jogando seus jogos. Não queremos fixá-los em nenhum serviço em particular.”

You May Also Like