Logo do Gmail tem conexão com a maçonaria?

Faz alguns bons anos que o logo do Gmail é comparado com as vestimentas usadas na Maçonaria há alguns séculos e a presença do presidente brasileiro em templo maçônico trouxe a história de volta à luz.

Juntamente com o presidente, imagens do vice-presidente Hamilton Mourão (acima) usando o que parece ser o logo do Gmail em sua roupa chamou a atenção do público nas redes sociais.


As coincidências visuais são realmente impressionantes, mas teria qualquer conexão ou uma infeliz coincidência?

Para começar, precisamos entender como o logo do Gmail foi criado.

Diferente de outros produtos do Google, o logo do Gmail foi criado na noite anterior ao lançamento do produto com a supervisão de Sergey Brin.

Foi desenvolvido pelo Googler Dennis Hwang, que desenhou vários outros logos da empresa e é famosos pelos primeiros Doodles do buscador.

Kevin Fox, ex-designer do Google, relembra aquela noite de 2004:

Na época, Dennis desenhava quase todos os doodles do Google. O logo [do Gmail] foi desenhado literalmente na noite da véspera do produto ser lançado. Estávamos trabalhando até bem tarde e Sergey [Brin] e eu fomos ao cubículo dele para ver ele sendo criado.

Fox diz que eles tentaram fazer o logotipo do Gmail na mesma fonte que o logotipo do Google, usando a fonte Catull.

Entretanto, logo perceberam que a fonte tinha a letra ‘a’ “muito estranha” , o que o tornou inutilizável para “Gmail.”

Hwang, então, optou por manter o “G” em Catull, mas renderizar o “ail” em uma fonte sem serifa, que a Fox acredita ser Myriad Pro.

O “m”, por outro lado, parecia ser um pequeno envelope, perfeito para o logo.

Anos mais tarde, o logo do Gmail foi ficando cada vez mais simplificado, com o “m” ganhando novas cores e projeção na comunicação do Google.

Não há nenhum motivo para acreditar que Hwang se inspirou nas vestimentas maçônicas para criar o logo do Gmail.

Outro ponto é que, embora a imagem de Mourão tenha viralizado, esta não é a única vestimenta maçônica, existindo outras de diversas cores e estilos.

You May Also Like