Dia da Independência do Brasil é destaque no Google

O Google está celebrando hoje o Dia da Independência do Brasil com um Doodle estilizado com detalhes da bandeira brasileira e o número 200.

Há exatos 200 anos, Dom Pedro I gritou às margens do rio Ipiranga “independência ou morte”, iniciando sua monarquia nas Américas.


“O Doodle de hoje comemora o Dia da Independência do Brasil, data que marca a declaração da independência do país em relação a Portugal, ocorrida no dia 07 de setembro de 1822”, publicou o Google.

“Anos depois, com a assinatura do Tratado do Rio de Janeiro em 1825, o Brasil recebeu, finalmente, o reconhecimento formal de sua soberania”.

“Em 2022, celebramos o 200º aniversário da independência do Brasil. Feliz dia da Independência!”

O Doodle está visível somente para os usuários no Brasil.

7 de setembro

O Brasil comemora o Dia da Independência em 7 de setembro. 

O príncipe regente, Dom Pedro, filho do rei português, Dom João VI, foi autorizado a governar se o rei morresse ou retornasse a Portugal. 

Após o retorno de seu pai a Portugal em 1821, Dom Pedro declarou fidelidade ao Brasil. 

A independência brasileira foi proclamada oficialmente em 22 de setembro de 1822 (embora agora o Dia da Independência seja comemorado em 7 de setembro).

Até 1831, Dom Pedro I governou, entregando o trono a seu filho de cinco anos, Pedro II. Anos de rebelião se seguiram a isso. 

Após um golpe militar em 1889, a República brasileira foi estabelecida e Pedro II foi expulso do país.

O território foi renomeado República dos Estados Unidos do Brasil e foi renomeado novamente para a República Federativa do Brasil em 1967. 

You May Also Like