Comprova, app com financiamento do Google, é lançado no Google Play

O Projeto Comprova, uma iniciativa colaborativa de checagem de fatos formara por 43 meios de comunicação brasileiros e liderada pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo – Abraji, está lançando um aplicativo móvel para ajudar os usuários a identificar desinformação.

A primeira versão do aplicativo já está disponível na Google Play Store.


Com ele, os cidadãos poderão acompanhar as verificações postadas pelo projeto, enviar sugestões de conteúdo questionável para verificação e aprender técnicas para identificar conteúdos enganosos ou falsos divulgados nas redes sociais.

A segunda versão, prevista para daqui a duas semanas, permitirá que os usuários realizem algumas pesquisas de imagens usando a função de pesquisa fornecida pelo aplicativo.

A ideia é que os professores também possam usar esse recurso para orientar exercícios de fiscalização para cursos de mídia-educação.

O aplicativo foi desenvolvido pela Vórtigo e contou com apoio e financiamento do Google Brasil.

“O aplicativo representa mais um sucesso na história de parceria que temos com o Comprova e chega em um momento muito importante do país, diz Marco Túlio Pires, um dos coordenadores da Google News Initiative no Brasil. “Por meio dele, agora o brasileiro vai poder acessar conteúdo checado sobre as eleições diretamente na tela do seu celular.”

You May Also Like