Android 13 ganha versão estável para Pixel; conheça as novidades

O Google anunciou o lançamento da versão estável da próxima iteração do Android, o Android 13.

Como no ano passado, a versão mais recente do sistema operacional Android não virá com nenhum nome de sobremesa (embora “Tiramisu” tenha sido o codinome). 


O Google lançou o código-fonte do Android 13 para o Android Open Source Project (AOSP).

A versão estável do Android 13 está sendo lançada para dispositivos Google Pixel e, ainda este ano, o Android 13 será lançado para mais dispositivos da Samsung, Asus, Nokia, iQOO, Motorola, OnePlus, Oppo, Realme, Sharp, Sony, Tecno, vivo, Xiaomi e muito mais.

Se você está atualmente inscrito no programa Android Beta, receberá a versão final do Android 13 e permanecerá inscrito para receber atualizações Beta contínuas para lançamentos de recursos do Android 13, que começarão ainda este ano. 

Você pode desativar as atualizações Beta sem precisar limpar seu dispositivo visitando o site do Android Beta e selecionando a opção de desativação assim que obter a versão final do Android 13 e antes de fazer a primeira versão beta do Android 13.

Atualização do Android 13: dispositivos Google Pixel qualificados

  • Google Pixel 6Pro
  • Google Pixel 6
  • Google Pixel 6a
  • Google Pixel 5a 5G
  • Google Pixel 5
  • Google Pixel 4a
  • Google Pixel 4a 5G
  • Google Pixel 4 XL
  • Google Pixel 4

Esta é a lista de dispositivos Google Pixel qualificados para o Android 13 beta.

Recursos do Android 13

O Android 13 oferece uma aparência e um estilo que se baseia no Material You. Material You agora vai além do aplicativo do Google para todos os ícones, permitindo que os usuários optem por ícones que herdam a tonalidade de seu papel de parede e outras preferências de tema. 

Você também pode definir o idioma por aplicativo sem afetar o idioma global do sistema. As configurações podem ser acessadas indo para Configurações > Aplicativos > Todos os aplicativos > <selecione qualquer aplicativo> > Idioma.

O Android 13 apresenta um media player atualizado que adapta sua aparência com base na música ou podcast que você está ouvindo. Um novo painel de Segurança e Privacidade foi adicionado às configurações. 

O novo recurso de seletor de fotos no Android 13 permite que os usuários compartilhem fotos e vídeos de forma segura com outros aplicativos. O selecionador trará fotos locais e baseadas em nuvem com segurança. Quanto aos blocos rápidos, o Google adicionou o código QR e o modo de uma mão.

O Android 13 agora suporta o gesto de retorno preditivo, que permite que os usuários visualizem o destino ou outro resultado de um gesto de retorno antes de concluí-lo completamente, permitindo que eles decidam se continuam ou permanecem na exibição atual.

You May Also Like