Como bloquear anúncios no Chromebook

Muito em breve, o Google mudará o Chrome para o Manifest V3. Essa alteração torna as extensões de bloqueio de anúncios no Chrome mais limitadas no bloqueio de anúncios no navegador. 

Se você usa um Chromebook e deseja garantir que sempre pode bloquear anúncios, há uma maneira de contornar isso. Este guia mostrará como você pode bloquear anúncios sem uma extensão do navegador.


Como configurar o DNS ADGUARD 

Você deve criar uma conta para usar o ADGUARD DNS. Vá até o site oficial para fazer uma conta. Depois de acessar o site, existem várias maneiras de criar uma conta (Google, Facebook, Apple ID ou e-mail).

Selecione uma forma de continuar. Depois de fazer isso, você verá o painel ADGUARD DNS. Encontre o botão “Conectar novo dispositivo” e selecione-o com o mouse. Em seguida, você precisará “Configurar seu dispositivo”.

Escolha um tipo de dispositivo para seu Chromebook na área “Definir seu dispositivo”. Como o Chrome OS é Linux, selecione a opção “Linux”. Em seguida, encontre o “Digite o nome do dispositivo” e escreva em “Chromebook”. Clique em próximo quando terminar para continuar.

Depois de selecionar o botão “Avançar”, você verá “Dispositivo adicionado”. Conecte-o ao DNS do AdGuard usando uma das opções!” Em seguida, no menu suspenso, defina-o como “Usando endereços de servidor DNS”.

Depois de selecionar “Usando endereços de servidor DNS”, o ADGUARD DNS mostrará uma leitura completa de tudo o que você precisa para alterar suas configurações de DNS em seu dispositivo. 

Como habilitar o DNS ADGUARD no Chrome OS

A ativação do DNS ADGUARD no Chrome  OS é feita na área de configurações. Para começar, clique no relógio na parte direita do painel do Chrome OS. Depois de selecioná-lo, escolha o ícone de engrenagem para abrir as configurações do Chrome OS.

Uma vez dentro das configurações do Chrome OS, encontre “Rede” na barra lateral e clique nele com o mouse. Em seguida, escolha a conexão de rede que você está usando no momento. Por fim, clique na seta ao lado da conexão para visualizar as configurações avançadas.

Na área de configurações avançadas da sua conexão, localize “Rede” e clique na seta ao lado. Em seguida, encontre “Servidores de nomes” e escolha a opção “Servidores de nomes personalizados”. A seleção de “Servidores de nomes personalizados” permite que você insira as configurações de DNS ADGUARD.

Digite os seguintes endereços IP na seção “Servidores de nomes personalizados”. Certifique-se de apagar quaisquer outros endereços IP para que o Chrome OS não os use.

94.140.14.49

94.140.14.59

2a10:50c0:0:0:0:0:de:ff

2a10:50c0:0:0:0:0:pai:ff

Observe que, se você usar várias conexões WiFi, deverá trocar manualmente cada conexão para ADGUARD DNS com esses endereços IP. O Chrome OS usa apenas ADGUARD DNS ativado.

Teste sua conexão

Para confirmar que você está usando ADGUARD DNS em seu Chromebook, acesse a página ADGUARD DNS Test. Em seguida, role para baixo e localize “Adguard DNS”. Se tudo estiver funcionando, você deverá ver “Em execução”. 

Ativar outras listas de bloqueio

Por padrão, você está apenas usando a lista de bloqueio ADGUARD DNS. Esta lista deve remover alguns anúncios que você vê. No entanto, não bloqueará todos eles. Portanto, recomendamos ativar o maior número possível de listas no painel para obter os melhores resultados.

Outras maneiras de bloquear anúncios no Chrome OS

Se a alteração das configurações de DNS no Chrome OS não funcionar para você e você precisar evitar anúncios, convém instalar um navegador alternativo em seu Chromebook e manter o Google Chrome como navegador secundário.

Por que instalar outro navegador em seu Chromebook? As próximas mudanças do Google no código do navegador Chrome tornam cada vez mais difícil bloquear anúncios. Isso é uma violação de privacidade. Em vez disso, os usuários devem poder controlar o que o navegador exibe, mesmo que o Google reprove.

Se você deseja proteger sua privacidade, é altamente recomendável instalar um navegador como Firefox ou Brave no Chrome OS no contêiner Linux do Chrome OS. Esses navegadores suportam o bloqueio de anúncios, respeitam sua privacidade como usuário e funcionam no Chrome OS.

Instale o Firefox

Para instalar o Firefox em seu Chromebook, você precisará habilitar o contêiner Linux nas configurações de desenvolvedor do Chrome OS. Uma vez instalado, você pode iniciar o terminal no menu do aplicativo Chrome OS.

Uma vez aberto, você pode instalar o Firefox com os seguintes comandos em uma janela de terminal. 

flatpak --user remote-add --if-not-exists flathub https://flathub.org/repo/flathub.flatpakrepo
flatpak instalar flathub org.mozilla.firefox

Instale o Brave

O navegador Brave é o Chrome, mas com algumas modificações. Principalmente adições de privacidade. Ele funciona no Linux e, portanto, pode ser executado em praticamente qualquer Chromebook. Para fazê-lo funcionar em seu dispositivo Chrome OS, faça o seguinte.

Primeiro, abra o terminal através do menu do Chrome OS. Em seguida, digite os comandos para que o Brave funcione no seu Chromebook.

flatpak --user remote-add --if-not-exists flathub https://flathub.org/repo/flathub.flatpakrepo

flatpak instalar flathub com.brave.Browser

You May Also Like