Como instalar apps do Android no Windows 11

A Microsoft vem trabalhando para trazer o suporte de aplicativos Android para o Windows há algum tempo. O esforço, conhecido internamente como  Projeto Latte , foi um dos destaques quando a empresa anunciou o Windows 11  no início de junho de 2021.

A gigante de Redmond, no entanto, teve que adiar o recurso, e é por isso que não o vimos em ação quando  o Windows 11 lançado  no ano passado. E agora, os usuários nos EUA podem executar aplicativos Android no Windows 11 no canal estável. 


E uma nova versão do Windows Subsystem for Android (WSA), que é baseada no Android 12.1 , foi lançada para todos os canais Insider. Neste artigo, incluímos as etapas para instalar aplicativos Android no Windows 11 em qualquer região e sem restrições.

Instalar aplicativos Android no Windows 11

Antes de prosseguirmos, verifique a seção de requisitos para garantir que seu PC com Windows 11 esteja qualificado para testar aplicativos Android agora. Também mencionamos as etapas para instalar manualmente os APKs do Android no Windows 11 e possíveis correções se você encontrar erros de instalação. Dito isso, vamos direto ao assunto!

Requisitos para instalar aplicativos Android no Windows 11

  • Suporte à virtualização

Seu computador Windows 11 deve oferecer suporte à virtualização para instalar aplicativos Android. Você pode verificar nosso guia vinculado para  habilitar a virtualização no Windows 11 . Para verificar se a virtualização já está habilitada no seu PC, abra o Gerenciador de Tarefas usando o atalho de teclado Ctrl + Shift + Esc. Em seguida, mude para a guia Desempenho e verifique se está  escrito “Ativado”  ao lado de “Virtualização” no canto inferior direito. Se estiver ativado, você está pronto para ir. Caso contrário, entre na página BIOS/UEFI no seu PC Windows 11 e ative-a.

  • Ativar plataforma de máquina virtual

Depois de habilitar a virtualização do BIOS/UEFI, você precisa habilitar a plataforma de máquina virtual e alguns outros recursos no Windows 11. Use o atalho de teclado do Windows 11 “Windows + R” para abrir o prompt Executar. Aqui, digite optionalfeatures.exee pressione Enter.

Na janela Recursos do Windows, ative “Plataforma de máquina virtual”, “Plataforma de hipervisor do Windows” e “Hyper-V”. Ao fazer as alterações, reinicie o seu PC. Agora, seu computador está pronto para instalar aplicativos Android no Windows 11.

Instalar aplicativos Android no Windows 11 (na região dos EUA)

Se você é dos EUA, não precisa mudar para nenhum canal do Insider. Em março de 2022, a Microsoft lançou o Windows Subsystem for Android (WSA), também conhecido como a capacidade de executar aplicativos Android no Windows 11, no canal estável para usuários do Windows 11. Seu PC deve estar no Windows 11 Build 22000.526 ou superior no canal estável para executar aplicativos Android.

Dito isso, a versão estável é baseada em uma versão mais antiga do Android 11 . Se você deseja obter a atualização mais recente do WSA com base no Android 12.1, precisa mudar para um dos canais do Insider. A atualização do WSA baseada no Android 12.1 está disponível em todos os canais do Insider para usuários apenas na região dos EUA. Eu sugiro mudar para o Release Preview Channel , pois isso trará novos recursos do Windows 11 22H2 junto com o Android 12.1 WSA também. Agora tendo todas as dúvidas esclarecidas, aqui está como instalar aplicativos Android no Windows 11 na região dos EUA.

1. Antes de começar, certifique-se de que a Virtualização esteja habilitada nas configurações do BIOS/UEFI. Depois disso, a Plataforma de Máquina Virtual e outros recursos foram ativados. Agora, vá em frente e baixe o Windows Subsystem para Android  na Microsoft Store. Use este link direto  para acessar a listagem do Windows Subsystem for Android.

2.  Agora você verá um botão verde “Instalar”  se o seu PC estiver qualificado para executar aplicativos Android no Windows 11. Clique nele e siga as instruções na tela para baixar e instalar o Windows Subsystem for Android (WSA). Como sempre, envolve principalmente clicar em “Next” e “Download” na última tela.

Nota : Você verá um botão “Obter” se já instalou o WSA no passado e depois o desinstalou. Fizemos isso para este tutorial e estamos reinstalando-o agora.

3. Depois de instalar o aplicativo, veja como é a tela inicial do Windows Subsystem para Android :

4. Agora que você instalou o Windows Subsystem para Android, é hora de instalar a Amazon App Store. Use  este link direto  para baixar e instalar o Amazon Appstore no seu PC com Windows 11. Se o seu PC for elegível, você verá um botão “ Instalar ” abaixo do nome do aplicativo.

5. Depois de instalar o aplicativo, faça login para iniciar o download de aplicativos Android da Amazon Appstore em seu PC com Windows 11. Observe que você precisará de uma conta Amazon baseada nos EUA para acessar a loja de aplicativos.

6. Após o login, você obtém acesso aos aplicativos Android atualmente disponíveis na Amazon Appstore. Pode parecer um pouco diferente no seu PC, pois esta é a versão móvel do aplicativo.

7. Para testar aplicativos da Amazon Appstore, baixei um jogo chamado Godus . Como mostrado abaixo, ele foi instalado e estava funcionando como você esperava. Portanto, é assim que você pode instalar o WSA baseado no Android 11 no seu PC com Windows 11. Se você deseja o Android 12.1 WSA mais recente, vá para um canal do Insider (recomenda-se a visualização da versão) e siga as mesmas etapas acima.

Instalar aplicativos Android no Windows 11 em qualquer região

Se você deseja instalar aplicativos Android no seu PC com Windows 11 sem nenhuma restrição , seja região, idioma ou versão de compilação, você veio ao lugar certo. Instalei manualmente a versão mais recente do WSA com base no Android 12.1 (versão 2205.40000.14.0) no meu PC com Windows 11 em execução no canal estável e funcionou como um encanto. Reuni todas as etapas aqui para executar aplicativos Android em qualquer PC com Windows 11 sem restrições. Aqui estão as instruções a seguir.

1. Primeiro, você precisará baixar o pacote MSIX mais recente do Windows Subsystem para Android (Android 12.1) no link aqui . Abra o link e escolha “ProductID” no menu suspenso à esquerda. Depois disso, cole 9P3395VX91NR no campo de texto e mantenha “RP” como está. Agora, clique no botão “Concluído” à direita.

2. Apareceria uma longa lista de listagens. Aqui, role até o final e baixe o arquivo com um tamanho de cerca de 1,35 GB. Essa é a sua compilação WSA baseada no Android 12.1. Se você estiver baixando usando o Edge ou o Chrome, isso gerará um erro. Clique no ícone de 3 pontos e escolha Keep -> Keep Anyway. Se o download não iniciar, copie o link, cole-o em uma nova guia e pressione Enter. .msixbundle

3. Também precisamos baixar a versão de 64 bits do Microsoft.UI.Xaml.2.6 . Em alguns PCs, devido à estrutura XAML desatualizada, o WSA não é instalado e gera um erro. Então vá em frente e baixe o .appxpacote da estrutura XAML de 64 bits. Eu destaquei o pacote na captura de tela abaixo para melhor compreensão.

4. Quando o download estiver concluído, clique duas vezes no arquivo “Microsoft.UI.Xaml.2.6” e clique em “ Instalar ”. Dificilmente levaria 10 segundos.

5. Em seguida, para instalar o WSA baseado no Android 12.1, pressione a tecla Windows uma vez e  procure por “Powershell” . Nos resultados da pesquisa que aparecem, escolha Executar como administrador.

6. Agora, abra o gerenciador de arquivos e navegue até o .msixbundlepacote maior. Clique com o botão direito do mouse no arquivo e escolha “Copiar como caminho”  para copiar o caminho do arquivo para a área de transferência do seu PC com Windows 11.

7. Volte para a janela do Powershell e cole o comando abaixo. Aqui, certifique-se de substituirfilepath pelo caminho que você copiou acima. Agora, pressione Enter.

Add-AppxPackage -Path filepath

8. Tudo o que você precisa fazer agora é aguardar a conclusão do processo de instalação . Deve levar algo em torno de alguns segundos a alguns minutos, dependendo do hardware do seu PC.

9. Após a conclusão do processo, você terá instalado com êxito a versão mais recente do Android 12.1 do WSA (versão 2205.40000.14.0) em seu PC com Windows 11. Abra o menu Iniciar e clique em “Windows Subsystem for Android”. Agora, você pode experimentar aplicativos da Amazon Appstore (somente conta nos EUA) ou fazer sideload de aplicativos Android no Windows 11.

Corrigir o erro ‘Não é possível iniciar o Windows Subsystem for Android’ no Windows 11

Se você estiver recebendo um erro ao tentar abrir o Windows Subsystem para Android, a correção é simples. Apenas siga os passos abaixo:

1. Abra o aplicativo Configurações e  navegue até  Aplicativos -> Recursos opcionais e role para baixo até encontrar a opção “Mais recursos do Windows”. Abra.

2. Agora,  habilite “Virtual Machine Platform” nos recursos opcionais  e clique em OK. Alguns usuários relatam que habilitar a “Plataforma de Hypervisor do Windows” ajuda, e você pode habilitá-la também se apenas habilitar a “Plataforma de Máquina Virtual” não resolver o problema. Seu Windows Subsystem para Android agora deve funcionar sem erros no seu PC com Windows 11.

Como fazer sideload de aplicativos Android no Windows 11

A melhor parte do Windows Subsystem para Android é a capacidade de sideload de aplicativos, especialmente porque a biblioteca de aplicativos da Amazon Appstore tem um número limitado de aplicativos no momento. Você pode instalar alternativas populares da  Google Play Store,  como a Aurora Store, para ajudar a simplificar todo o processo de instalação do APK.

Testamos o sideload de vários aplicativos da Aurora Store e do APKMirror e o processo de instalação foi perfeito. Para fazer o sideload de aplicativos, você deve  instalar o ADB em seu PC , habilitar o modo de desenvolvedor, conectar o WSA ao ADB e usar o comando adb install. Vá em frente e confira nosso guia dedicado sobre  como fazer sideload de aplicativos Android no Windows 11  para obter mais informações.

Aplicativos Android no Windows 11 (WSA com base no Android 12.1): primeiras impressões

Em meu breve uso da versão mais recente do WSA (versão 2205.40000.14.0), descobri que a camada do Android foi aprimorada significativamente em comparação com a versão mais antiga do WSA baseada no Android 11. O uso de RAM ociosa foi de cerca de 300 MB e o uso de RAM foi de cerca de 1,4 GB ao usar aplicativos Android no Windows 11.

Quando eu estava usando 3 aplicativos Android no meu PC com Windows 11, ele consumia cerca de 1,6 GB de RAM. Para comparação, a versão anterior do WSA consumia 2,4 GB apenas com o subsistema Android ativado. Em termos de desempenho também, é muito bom. Os aplicativos Android abrem em um instante e a transição suave do Android 12 proporciona uma experiência agradável.

Além disso, a Microsoft trouxe vários novos recursos para a versão mais recente do WSA baseada no Android 12.1. Para começar, a página de configurações do WSA foi redesenhada e você pode encontrar todos os aplicativos Android instalados ali mesmo.

Você também pode configurar as teclas do teclado para ações de deslizar e deslizar em aplicativos Android. Há também uma opção de gravação de tela nativa para o subsistema Android. Além disso, você pode escolher uma GPU dedicada para rodar aplicativos Android . Também há suporte para VPN e rede avançada para encontrar dispositivos na mesma rede e controlá-los usando o aplicativo Android no Windows 11.

Entre outras coisas, notificações, localização e uso da câmera também foram aprimorados. A barra de tarefas agora também mostrará o que todos os aplicativos Android estão usando o microfone e a permissão de localização. Você pode encontrar todos os changelogs WSA baseados no Android 12.1 aqui .

You May Also Like