Toots Thielemans, o ‘Rei da Gaita’, é homenageado com Doodle no Google

O Google está celebrando hoje os 100º aniversário do músico e compositor belga Toots Thielemans com um Doodle em sua página inicial para o Brasil, Estados Unidos e partes da Europa.

“O Doodle de hoje – ilustrado pela artista convidada Melissa Crowton – atinge todas as notas certas ao celebrar as contribuições de Toots Thielemans para o mundo do jazz no que seria seu 100º aniversário”, publicou o buscador.

Toots Thielemans

Um pequeno instrumento produzia sons comoventes quando estava nas mãos do músico e compositor belga Toots Thielemans. 

Conhecido por suas habilidades cromáticas de gaita, ele se destacou no gênero do jazz. Ele também tocou guitarra e profissionalmente subiu nas paradas internacionais ao longo de sua carreira musical. 

Toots pegou o acordeão aos três anos de idade e rapidamente se viu entretendo as pessoas em tenra idade. Ele eventualmente cresceria e se tornaria um músico performático no café de seus pais. 

Quando adolescente, ele colocou as mãos em uma gaita, mas não foi até ouvir Louis Armstrong em disco que ele descobriu o jazz. No início dos anos 1940, ele pegou o violão e começou a se apresentar e fazer turnês com outros músicos talentosos. 

Tocando ao lado de figuras do jazz e do blues como Quincy Jones, Billy Joel, Stevie Wonder e Frank Sinatra, Toots se tornou um marco no rádio e na televisão. 

Ele gravou 21 discos, foi destaque em comerciais de Old Spice e Firestone, bem como trilhas sonoras de filmes. Um de seus solos de gaita mais reconhecidos foi para a música tema da Sesame Street da PBS-TV. 

Toots é amplamente considerado um tocador de gaita incomparável e um verdadeiro mestre do jazz. Ele continuou gravando com outros artistas e se apresentando publicamente até tarde em sua vida. 

Após sua morte, muitos colecionaram e exibiram seus discos, canhotos de ingressos e autógrafos, enquanto os museus exibiam itens doados e instrumentos de sua coleção pessoal.

You May Also Like