Google celebra caverna Son Doong, um patrimônio mundial da UNESCO

O Google está destacando em sua página inicial um Doodle que representa a caverna vietnamita Son Doong, um patrimônio mundial da UNESCO. O logo está sendo exibido para partes da America Latina, Central, Europa e Ásia.

“O Doodle de hoje celebra esta caverna colossal, que foi oficialmente descoberta neste dia em 2009”, publicou a empresa. “Um fenômeno natural sem paralelo em qualquer outro na Terra: a gigantesca caverna Sơn Đoòng”.


A Caverna Son Doong

Geólogos especialistas estimam que a caverna Sơn Đoòng (vietnamita para “rio da montanha”), aninhada nas profundezas das selvas remotas do Parque Nacional Phong Nha-Kẻ Bàng, foi formada entre dois e cinco milhões de anos atrás – épocas antes que o fazendeiro local Ho Khanh inadvertidamente tropeçasse em sua enorme entrada em 1990.

A caverna permaneceu intocada até 2008, quando Khanh refez seus passos até sua abertura nebulosa, e até 2009 ao lado de Howard e Deb Limbert da British Cave Research Association. Os intrépidos espeleólogos realizaram o primeiro levantamento oficial da caverna e concluíram que era a maior caverna do planeta.

Dentro das câmaras internas imperturbadas de Sơn Đoòng (grandes o suficiente para caber um quarteirão inteiro de prédios de 40 andares!), os cientistas descobriram uma riqueza de formações geológicas recordes, incluindo as maiores pérolas de calcário do mundo e a estalagmite mais alta. 

Buracos gigantes situados nas profundezas da caverna permitem que a luz do sol e a chuva alimentem dois ecossistemas de selva intocados, que abrigam raposas voadoras, os únicos macacos do mundo a viver no subsolo, e peixes brancos sem olhos. Uma dessas florestas tropicais prósperas é tão vasta que até tem seu próprio sistema climático localizado! 

Em 2019, um trio de mergulhadores britânicos provou que ainda havia mais a descobrir depois de encontrar um túnel subaquático conectando Sơn Đoòng a outra caverna – acrescentando outros 5,6 milhões de pés cúbicos ao seu volume já titânico de 1,35 bilhão de pés cúbicos.

You May Also Like