Como ativar o ambiente Linux no seu Chromebook

Ultimamente, os gigantes do software estão incorporando o Linux em seu sistema operacional principal de uma forma ou de outra. 

A Microsoft lançou recentemente o WSLg no Windows 10 com suporte ao aplicativo GUI, enquanto o Google introduziu o Linux nos Chromebooks em 2018 e o apelidou de Projeto Crostini. 

Nos últimos três anos de desenvolvimento, o Chrome OS recebeu suporte para aceleração de GPU e microfone no Linux no Chromebook , dispositivos USB e som. 

De usuários em geral, administradores de TI a desenvolvedores de software e estudantes que desejam aprender a codificar, a adição do Linux no Chromebook provou ser um benefício. 

E na próxima versão do Chrome OS, o Linux também sairá da versão beta. Então, nessa nota, vamos em frente e aprender como executar o Linux em um Chromebook em 2022.

Execute o Linux no seu Chromebook (atualizado em 2022)

Para deixar claro, todos os Chromebooks lançados em 2019 e daqui para frente terão suporte para Linux. 

O suporte ao Linux já está presente no canal estável. Além disso, você também pode instalar o Linux em Chromebooks baseados em ARM, portanto, não se preocupe nessa frente.

Você pode usar o índice abaixo para pular para qualquer seção de seu interesse.

Configurar o Linux em um Chromebook

1. Primeiro, abra a página Configurações clicando no ícone da roda dentada no painel Configurações rápidas.

2. Em seguida, clique em “ Avançado ” no painel esquerdo e expanda o menu. Depois disso, clique em “Desenvolvedores”. Se você tiver um Chromebook emitido pela escola e o menu “Desenvolvedores” não estiver disponível, entre em contato com o administrador da escola.

3. Uma vez no menu Desenvolvedores, clique em “ Ativar ” ao lado da seção “Ambiente de desenvolvimento Linux (Beta)”.

4. Uma caixa de diálogo de configuração será aberta. Agora, clique no botão “Instalar” e prossiga para executar o Linux no seu Chromebook.

5. Na próxima página, digite seu nome de usuário desejado para Linux e selecione “Personalizado” para escolher quanto espaço em disco você deseja para Linux. Eu tenho armazenamento interno total de 64 GB, então atribuí 25 GB. Se você tem uma capacidade de armazenamento maior e quer jogar, desenvolver programas no Linux, deve estender ainda mais o armazenamento.

6. Levará alguns minutos para instalar o Linux em seu Chromebook. Após a instalação, você pode executar o Linux e começar a usar o Terminal Linux no seu Chromebook. Você encontrará o aplicativo Terminal dentro do iniciador.

Como instalar aplicativos Linux em um Chromebook

1. Antes de usar aplicativos Linux em um Chromebook, você deve primeiro atualizar a versão do Linux para a versão mais recente. Como uma boa prática do Linux, você deve executar o comando abaixo no Terminal, pois ele atualizará todos os pacotes e dependências. Basta copiar e colar o comando na janela do Terminal.

sudo apt-get update && sudo apt-get upgrade -y

2. Depois que o Linux for atualizado em seu Chromebook, você poderá instalar um aplicativo. Por exemplo, instalamos o editor de imagens GIMP em nosso Chromebook e a instalação ocorreu sem problemas. Para encontrar mais aplicativos desse tipo, você pode seguir nossa lista dos melhores aplicativos Linux para Chromebooks . Incluímos instruções detalhadas para instalação. Após a instalação, você encontrará aplicativos Linux dentro do iniciador.

Compartilhar arquivos entre o Chrome OS e o Linux

1. Agora que você executou com êxito o Linux em seu Chromebook, deve saber que o Chrome OS e o Linux têm sistemas de arquivos diferentes. Portanto, para acessar as pastas e arquivos locais em aplicativos Linux , você terá que mover os arquivos de Downloads para a seção “Arquivos Linux”.

2. Caso você não queira mover os arquivos para a seção Linux o tempo todo, clique com o botão direito em “Downloads” e clique em “Share with Linux”. Agora, todos os arquivos e pastas em “Downloads” estarão disponíveis para aplicativos Linux.

3. Você pode acessar Downloads no diretório de caminho abaixo. Você pode clicar com o botão direito do mouse em “Downloads” para adicionar à seção de favoritos. A partir de agora, nos aplicativos Linux, você não precisa navegar manualmente até a pasta Downloads.

mnt/chromeos/MyFiles/Downloads

4. Você também pode configurar o Wine para executar aplicativos do Windows 10 em seu Chromebook . Além disso, você pode configurar o ADB no Chromebook e fazer sideload de aplicativos Android no Chrome OS .

5. Além disso, você pode instalar o Steam no seu Chromebook , jogar Minecraft no Chrome OS , usar o Signal no Chromebook , instalar o MS Office no Chromebook e até mesmo instalar o Microsoft Edge no seu Chromebook . Tudo graças ao suporte do Linux no Chrome OS.

Comente!

You May Also Like