Morreu o inventor do GIF Stephen Wilhite

Stephen Wilhite, conhecido inventor do GIF, morreu de COVID-19 aos 74 anos com sua esposa Kathaleen ao lado de sua cama.

Ele desenvolveu o “Graphics Interchange Format” enquanto trabalhava na CompuServe, e foi projetado incialmente para permitir a transferência de fotos em conexões de modem lentas.


Desde então, os GIFs se tornaram sinônimo de vídeos curtos, não importa como você os pronuncie. Com o limite de 256 cores por animação, esse formato poderia facilmente ter desaparecido há muito tempo.

No entanto, ele tem outro truque – foi projetado pela Wilhite para armazenar vários quadros, tornando-o natural para animações curtas.

Segundo o explicador do Daily Dot, depois que a AOL adquiriu a CompuServe e deixou suas patentes expirarem, ela decolou, especialmente para artistas e usuários do Tumblr.

Wilhite inventou o GIF em 1987 praticamente sozinho, de acordo com sua esposa. Ele foi projetado como um “mecanismo de troca e exibição de imagens gráficas” em uma época em que as velocidades da internet eram glaciais em relação aos dias de hoje.

“Ele realmente fez isso em casa e trouxe para o trabalho depois de aperfeiçoá-lo”, disse Kathaleen ao The Verge . “Ele descobria tudo em particular em sua cabeça e depois ia para a cidade programando no computador”.

You May Also Like