Como instalar o WordPress no Google Cloud Hosting

Se você estiver pronto para fazer a transição do seu site para um ambiente baseado em nuvem, talvez esteja curioso sobre a hospedagem do Google Cloud. 

Essa plataforma pode aumentar o desempenho do seu site e permite que você pague apenas pelos recursos necessários. No entanto, pode parecer assustador lançar seu site WordPress no Google Cloud pela primeira vez. O Google Cloud como plataforma pode ser intimidador. Mas não precisa ser.


Neste guia, apresentaremos uma breve visão geral da hospedagem do Google Cloud. Em seguida, explicaremos como implantar seu site WordPress nesta plataforma de hospedagem.

Vamos começar!

O que é o Google Cloud Hosting?

A hospedagem do Google Cloud opera em cima do serviço de computação do Google Cloud. Seu blog WordPress ou site dinâmico armazenará seu conteúdo e arquivos em um servidor remoto. Quando os visitantes acessam seu site, eles recebem conteúdo quase instantaneamente da nuvem:

A hospedagem do Google Cloud WordPress usa um modelo “pay as you go”. Em vez de assinar um plano mensal ou anual, você simplesmente pagará pelos recursos e serviços de que precisa. Como tal, a hospedagem do Google pode ser uma opção acessível e eficiente a longo prazo.

Além disso, o uso de hospedagem na nuvem pode ser altamente benéfico para o desempenho do seu site. O Google oferece vários níveis de serviço de rede para fornecer conteúdo com rapidez e segurança para vários locais em todo o mundo. Seu serviço de hospedagem também possui excelente uptime e disponibilidade para garantir que seu site esteja sempre acessível.

A hospedagem do Google Cloud pode ser mais difícil de usar do que os provedores mais tradicionais, pois você precisará de uma boa ideia dos recursos necessários para o seu site. 

O console do Google Cloud também é razoavelmente complicado e possui várias opções de personalização. 

No entanto, se você tiver algum conhecimento técnico e tempo para aprender como o serviço funciona, poderá personalizar facilmente uma solução de hospedagem para atender às suas necessidades.

Para obter mais informações, recomendamos verificar nossa análise completa de hospedagem do Google Cloud !

Como instalar o WordPress no Google Cloud (em 3 etapas)

Primeiro, você precisa se inscrever em uma conta do Google Cloud. No momento da redação deste artigo, os usuários iniciantes receberão um crédito de US $ 300 em seus serviços de hospedagem. No entanto, você precisará usar esse crédito nos primeiros 90 dias ou ele expirará.

A implantação do WordPress com um clique é uma das opções mais simples ao iniciar um site no Google Cloud. O Google recomenda usar essa abordagem se você tiver um blog ou site simples com tráfego baixo a médio.

Observação: o Google Cloud também oferece opções de hospedagem para sites dinâmicos, diferentes tipos de servidor e vários sistemas operacionais. No entanto, vamos nos concentrar em sites típicos do WordPress para este tutorial.

Etapa 1: iniciar um novo projeto

Para começar, você precisará iniciar um novo projeto no console do Google Cloud. Para fazer isso, encontre o menu suspenso Selecionar de… na parte superior do painel (1) e escolha NOVO PROJETO (2):

Você precisará dar um nome ao seu projeto (1), escolher a organização associada (2) e selecionar um local (3). Em seguida, clique em CRIAR :

O Google Cloud agora criará um projeto para seu site WordPress. Sempre que você navegar para o console do Google Cloud, ele o direcionará diretamente para este projeto.

Etapa 2: implantar o WordPress

Em seguida, navegue até  Marketplace no menu à esquerda:

Digite “WordPress” na barra de pesquisa (1) e pressione a tecla Enter . Em seguida, escolha uma das opções de implantação na lista preenchida (2). Usaremos a opção mais simples “WordPress”, mas também existem configurações de vários sites e servidores alternativos:

Agora você verá uma visão geral desta opção de instalação. Mais tarde, você pode personalizar sua configuração de implantação. Por enquanto, pressione o botão LAUNCH :

Você será solicitado a ativar várias APIs para que o Google Cloud possa iniciar seu site WordPress. Pressione ENABLE e aguarde alguns minutos:

Você verá uma tela de sucesso quando as APIs terminarem de instalar e poderá clicar para começar a personalizar sua implantação.

Etapa 3: personalize sua implantação do WordPress

Na próxima tela, você pode personalizar sua implantação de hospedagem do Google Cloud. Por exemplo, você pode selecionar sua zona geográfica (1), série de máquina virtual (VM) (2) e tipo de máquina (3):

Recomendamos escolher a localização geográfica mais próxima para que o Google Cloud possa veicular seu conteúdo mais rapidamente. Você também pode verificar diferentes séries e tipos de máquinas para ver quais se enquadram no seu orçamento. Às vezes, ter uma arquitetura de servidor mais poderosa pode ser melhor dimensionada por um custo mínimo aumentado.

Conforme você altera suas configurações, o preço aumenta e diminui no lado direito da tela. Mais abaixo na página, recomendamos marcar as caixas ao lado de Install phpMyAdmin (1) e HTTPS Enabled  (2). Essas configurações podem ajudá-lo a gerenciar seus bancos de dados com mais facilidade e proteger seu site com HTTPS :

Além disso, você pode personalizar seu disco e tipo de inicialização, interfaces de rede e configurações de firewall. Quando estiver satisfeito com todas as suas escolhas, aceite os termos e condições e clique no botão DEPLOY :

Após alguns momentos, seu site WordPress deve terminar de ser implantado. Agora você pode ver os dados do seu site do lado direito, e acessá-los clicando em LOG INTO THE ADMIN PANEL :

É isso! Seu site WordPress agora está sendo executado na hospedagem na web do Google Cloud. Se você tiver algum problema com o não carregamento do painel de administração, aguarde alguns minutos. Deve estar pronto para ir relativamente rápido.

Neste ponto, você também pode se inscrever em serviços adicionais do Google Cloud Networking , como Cloud CDN ou Cloud Load Balancing . Esses serviços podem otimizar ainda mais o desempenho do seu site WordPress e melhorar a experiência do usuário.

Como instalar o WordPress no Google Cloud usando Cloudways

Como alternativa, seu provedor de hospedagem pode oferecer hospedagem do Google Cloud por meio de seu painel. Alguns hosts, como Cloudways , permitem que você escolha seus data centers preferidos.

Em seguida, você pode gerenciar seu site a partir do painel do Cloudways enquanto aproveita a infraestrutura do Google Cloud:

Depois de se inscrever em uma conta Cloudways, basta selecionar sua versão do WordPress (1) e, em seguida, Google Cloud Platform (2):

Em seguida, você pode personalizar o tamanho do servidor, a largura de banda e o armazenamento da mesma maneira que passamos acima. Você também pode selecionar o local do servidor mais próximo de você.

Conclusão

O Google Cloud oferece armazenamento de dados baseado em nuvem e espaço de servidor para hospedar seu site WordPress. O uso dessa plataforma pode acelerar seu site e, por sua vez, melhorar a experiência do usuário. 

Além disso, a hospedagem do Google Cloud é altamente personalizável para atender às necessidades do seu site, sejam especificações do servidor virtual, localização do datacenter ou o software do servidor da Web que executa tudo nos bastidores.

Comente!

You May Also Like