O Google confirmou à Reuters que desativou para a Ucrânia algumas ferramentas do Google Maps que fornecem informações ao vivo sobre as condições do trânsito e locais.
A empresa disse que tomou a ação de desabilitar para a segurança das comunidades locais no país após as suas equipes conversarem com autoridades regionais.
O Google disse que as informações de trânsito ao vivo continuam disponíveis para os motoristas que usam seus recursos de navegação na área.
A agencia de notícias reportou ainda o relato de de um professor do Instituto Middlebury de Estudos Internacionais da Califórnia que o Google Maps teria o ajudado a rastrear um “engarrafamento” que na verdade era um movimento russo em direção à fronteira horas antes do presidente russo, Vladimir Putin, anunciar o ataque.