Como instalar o Chrome OS Flex no seu computador antigo

O novo sistema operacional do Google, o Chrome OS Flex, está disponível como uma versão para desenvolvedores. Ele vem sendo desenvolvido para rodar em quase qualquer computador, então você pode experimentar agora.

O Chrome OS Flex é uma versão do Chrome OS projetada para configurações empresariais e educacionais.


O objetivo é criar um sistema operacional leve para substituir o Windows e o macOS em computadores mais antigos para que eles não fiquem lentos com o tempo, aumentando a longevidade.

Assim como o Chrome OS dos Chromebooks, o Chrome OS Flex depende inteiramente da presença da internet.

Além de ser leve, ele é projetado para ser seguro — com suporte para UEFI Secure Boot — e fácil de gerenciar usando o Google Admin Console.

Primeiramente, você deve executar o Chrome OS Flex em um dos dispositivos certificados do Google. No entanto, o número de dispositivos certificados é atualmente limitado.

Ele provavelmente será executado em muitos dispositivos que não estão listados, mas não há garantias sobre a estabilidade do sistema ou drivers de hardware.

No mínimo, você precisará de um computador com pelo menos o seguinte:

  • Uma CPU Intel ou AMD de 64 bits
  • Quatro gigabytes de RAM
  • Uma unidade USB de 16 gigabytes
  • Suporte para inicialização a partir de USB
  • Acesso administrativo às configurações do BIOS/UEFI
  • Uma conexão com a internet

Observação: o Chrome OS Flex não é compatível com sistemas baseados em ARM.

Como experimentar o Chrome OS Flex sem instalá-lo

O Chrome OS Flex pode ser executado em uma unidade USB bootável sem instalá-lo no disco rígido do seu PC, assim como as distribuições Linux.

Para isso, é necessário usar a extensão do Utilitário de recuperação do Chromebook, disponível na Chrome Web Store, para formatar e configurar a unidade USB.

Após instalar, siga os passos que estão na tela com o pendrive conectado na porta USB. Se a sua máquina não aparecer na lista, tente a mais similar possível.

O Chrome OS Flex ainda é experimental e pode não ser totalmente compatível com todo o hardware do seu dispositivo. Isso pode resultar em falhas ou hardware que não funciona.

Inicializando a unidade USB

Você precisa alterar a ordem de inicialização do seu PC para experimentar o Chrome OS Flex. Consulte o manual do seu computador (ou o Google) para ver a tecla de acesso a BIOS.

O Google diz que o Chrome OS Flex deve ser compatível com o UEFI Secure Boot, mas pode ser necessário ajustar suas configurações de Secure Boot.

Após subir o sistema, certifique-se de selecionar “Experimente primeiro”. O Chrome OS Flex ainda é novo e provavelmente não será estável.

Além disso, a instalação do Chrome OS Flex limpará os dados existentes em seu disco rígido. O Google não recomenda que você instale o sistema operacional neste momento.

Na sequencia, você será perguntado se deseja fazer login como convidado ou com sua conta do Google. Fazer login com sua conta do Google faz com que você tenha acesso a todos os aplicativos do Google no dispositivo, assim como em um Chromebook.

Como é usar o Chrome OS em um PC

Se você já usou o Chrome OS em um Chromebook, o Chrome OS Flex é idênticos. Você terá acesso a uma interface simples e o navegador Chrome pronto para surfar a internet.

Entretanto, existem algumas diferenças. O Chrome OS Flex não oferece suporte a aplicativos Android ou à Google Play Store.

Atalhos de teclado do Chrome OS também podem ser diferentes, pois nem todos os teclados do Chrome OS Flex serão iguais.

Apesar de instável, o Chrome OS Flex tem suporte a uma boa gama de mouses e teclados USB, então terá problemas para usar periféricos.

6 comments
  1. Eu fiz a instalação dele no meu PC, mas quando eu uso o sistema da umas “travadas” (não sei como explicar direito, parece aquelas tv antigas que ficava com estática e interferência), dura alguns segundos e volta ao normal com a mensagem que o sistema foi reiniciado. Alguém tem alguma ideia do que pode ser?

    1. Oi Bruno, o Chrome OS Flex é um software não estável neste momento. Não espere um funcionamento fluído.

  2. Eu queria a boa e velha .ISO dele… para testar em máquina virtual; achei o processo de instalação muito confuso e pouco confiável

    1. oi shadowvaz,o chrome os flex usa o mesmo metodo de instalacao do linux,e e totalmente seguro.
      so nao espere muito do OS pois ele ainda e considerado instavel.

  3. Por favor, alguém me ajude! O meu note é um POSITIVO DUO Q 432A. Ele tem a configuração exigida para instalar o CHROME OS FLEX. Mas todas as vezes que eu insiro o pendrive e mando CRIAR UMA IMAGEM DE RECUPERAÇAO na extensão UTILITÁRIO DE RECUPERAÇÃO DO CHROMEBOOK, ou seja, toda ez que tento criar o pendrive bootável dá a seguinte mensagem de erro na cor vermelha: NÃO FOI POSSÍVEL DECOMPACTAR O ARQUIVO. TENTE NOVAMENTE.

    Já tentei várias vezes e sempre dá o mesmo erro. Já reiniciei tbm o note várias vezes, e já formatei o pendrive várias vezes e nada!

    Alguém sabe a solução

You May Also Like