O navegador Google Chrome está ganhando uma pequena alteração em seu logo atual que pode ser difícil de visualizar em um primeiro momento, mas que torna a marca ainda mais vibrante e fácil de ser reconhecida.
Elvin Hu, designer do Google Chrome, publicou no Twitter uma primeira olhada no redesenho do logo em um tópico no Twitter, bem como algumas das ideias por trás das mudanças tão sutis.
Traduzimos os principais tweets abaixo:
Alguns de vocês podem ter notado um novo ícone na atualização Canary do Chrome hoje. Sim! estamos atualizando os ícones da marca Chrome pela primeira vez em 8 anos. Os novos ícones começarão a aparecer em seus dispositivos em breve.

Simplificamos o ícone principal da marca removendo as sombras, refinando as proporções e iluminando as cores, para alinhar com a expressão de marca mais moderna do Google.

Curiosidade: também descobrimos que colocar certos tons de verde e vermelho próximos um do outro criava uma vibração de cor desagradável, então introduzimos um gradiente muito sutil no ícone principal para atenuar isso, tornando o ícone mais acessível.

Em seguida, criamos personalizações específicas do sistema operacional. Queremos que os ícones pareçam reconhecíveis como Chrome, mas também bem elaborados para cada sistema operacional. Por exemplo, no Windows 10 e 11, os ícones assumem uma aparência obviamente gradativa.

No ChromeOS, eles usam cores mais brilhantes sem gradientes para combinar com a aparência do restante dos ícones do sistema.

No macOS, eles parecem 3D. Para Beta e Dev, aplicamos fitas coloridas a eles.

As fitas incluem muitos detalhes quando vistas em tamanhos grandes, mas se transformam em badges simples em tamanhos pequenos, mantendo sua legibilidade. A letra “B” e “D” representando “Beta” e “Dev” são sugeridas manualmente, para que pareçam nítidas mesmo em um tamanho muito pequeno.

No iOS, nosso aplicativo Beta começará a usar um design blueprint, como uma referência aos aplicativos focados no desenvolvedor da Apple, e o ícone do aplicativo estável terá novas proporções no bloco.

Você pode perguntar: “por que se preocupar com tão sutil?” Personalizamos a experiência do Chrome para cada sistema operacional, com recursos como Native Window Occlusion no Windows, suporte M1 no primeiro dia no macOS, Widgets no iOS/Android e Material You no Android. Queremos que nossa marca transmita o mesmo nível de cuidado.

Você também pode se perguntar: “você considerou algo mais diferente?” Nós fizemos! Por exemplo, exploramos a introdução de mais espaço negativo. No entanto, no contexto, o branco exigia um traço que reduzia o ícone em geral e dificultava o reconhecimento, especialmente ao lado de outros aplicativos do Google.

Nos próximos meses, você também começará a ver a versão atualizada no aplicativo, na web e além.